Menu

Pesquisar
Close this search box.

Setor de serviços no Acre cresce 5,1% em janeiro e 24,7% em um ano

Foto: Marcos Vicentti/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com um aumento de 5,1% frente ao mês anterior com ajuste sazonal, o Acre registrou a terceira alta do país no setor de serviços em janeiro deste ano, empatado com Roraima e abaixo do Rio de Janeiro (com 5,3%) e do Amazonas (com 10,9%).


Em comparação com o mesmo período do ano passado, a alta é de 24,7%, a segunda consecutiva, já que houve crescimento de 8,6% em comparação com dezembro. O acumulado até janeiro, tendo por base os 12 meses anteriores, é de 9,8%.

Anúncios


Os dados, divulgados na última sexta-feira (15), são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em material da Agência de Notícias do Acre, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, diz que os números apresentados pelo IBGE indicam a consolidação de um período de retomada econômica induzido pelo governo do estado.


“Tudo isso é reflexo do fechamento de 2023 e início deste ano que a gente pode considerar que foi um ano de retomada econômica e consolidação dessa retomada. O governo do Acre vem induzindo a economia, retomando os serviços da construção civil, reativando diversos programas e mantendo em dia a folha de pagamento, que é um dos principais pontos que alimenta o setor de comércio e serviços”, destacou.


Para Mesquita, os incentivos do Estado fazem que o ambiente para investimentos fique mais atrativo aos empresários, repercutindo na geração de empregos e no crescimento do PIB.


“O setor começa a ter mais confiança, porque vê as coisas acontecendo, começa a investir mais e a contratar mais. O reflexo disso é que no final do ano tivemos a incidência da menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos e um crescimento do PIB [produto interno bruto], o que é muito bom para o ambiente econômico”, disse.


De acordo com a publicação da agência estatal, dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados no começo deste ano mostram que, no balanço de 2023, foram 50,7 mil admissões e 46,1 mil desligamentos, totalizando assim um saldo de 4.562 novos postos formais. Os segmentos que mais contrataram foram serviços, comércio e construção civil.


Saldo em cada segmento no Acre, segundo o Novo Caged:


– Serviços: 2.327;


– Comércio: 742;


– Indústria: 673;


– Construção: 639;


– Agropecuária: 181.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido