Menu

Pesquisar
Close this search box.

“No Acre, cerca de 72 mil pessoas têm algum grau de lesão nos rins, muita gente nem sabe que tá doente”, diz médico

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Dr. Fabrício Lemos recebeu nesta segunda-feira, 18, no programa Médico 24 Horas nefrologista Ricardo Sena, que alertou para o acompanhamento da hipertensão e diabetes no combate às complicações nos rins. “72 mil pessoas têm algum grau de lesão nos rins só no estado do Acre. Mais de 60% destes são hipertensos e diabéticos, muita gente nem sabe que está doente”, afirmou.


Conforme o nefrologista, o maior desafio da especialidade no Acre está relacionado ao subdiagnóstico, ou seja, a dificuldade de acesso a um diagnóstico precoce. “Existem pessoas que não sabem que estão doentes nos rins, então essa promoção do acesso à saúde é de fundamental importância, porque a população vai envelhecendo e essas doenças vão aparecendo, é inevitável”, disse. Ricardo orienta que a população faça exames de rotina: “com exame de creatinina e urina simples, é possível identificar alterações”.

Anúncios


Fabrício Lemos, apresentador do programa, lembrou que na clínica médica é comum identificar pacientes que tomam a medicação de forma incorreta, ou não evoluíram para medicamentos mais sofisticados para progressão da perda das funções renais. Ricardo Sena comentou: “hoje a indústria farmacêutica evoluiu para tratamentos sofisticados, que retardam a progressão da doença renal, voltar para estágios mais leves, e assim vamos diminuir a necessidade de tratamentos mais invasivos, por exemplo”, afirmou.


Para esse e outros assuntos, acompanhe a entrevista completa abaixo:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido