Menu

Pesquisar
Close this search box.

Revalida 2024: 1ª etapa acontece neste domingo (17/3)

Foto: reprodução/Agência Gov
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste domingo (17/3), a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1. Ao todo, 10.080 inscrições foram confirmadas (veja a tabela).


As provas (objetiva e discursiva) serão aplicadas nas seguintes unidades da Federação: Acre (AC), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO) e São Paulo (SP). A aplicação será em dois períodos e seguirá o horário de Brasília. O acesso aos locais de prova será liberado a partir das 7h para o primeiro turno e a partir das 14h30 para o segundo. O exame se inicia após o fechamento dos portões, previsto para 7h45 e 15h15, respectivamente.

Anúncios


Cartão de confirmação


Os participantes podem conferir onde realizarão as provas no Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, o cartão confirma o endereço do local de prova, número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante deverá contar com atendimento especializado ou tratamento por nome social. O documento pode ser acessado no Sistema Revalida e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame.


Documentação


É necessário se apresentar com documento de identificação oficial que tenha foto. Será aceita identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também é permitido utilizar a documentação expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive, no caso de refugiados.


A Carteira de Registro Nacional Migratório e a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderão ser utilizadas. Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho.


Documentos digitais


Também será possível apresentar documentos digitais. A identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG, nos respectivos aplicativos oficiais.


Porta-objetos


Antes de entrar na sala de espera, o participante deve guardar, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados, além de outros pertences não permitidos (listados no edital do exame).


O Inep recomenda que o participante leve sua própria alimentação (lanche e garrafa de água), bem como medicamentos (se necessário), em embalagem transparente e sem rótulo, com quantidade suficiente para a permanência no local durante o período previsto.


Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).


As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.


Confira o número de participantes por unidade da Federação:

Anúncios



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido