Menu

Pesquisar
Close this search box.

Idosa emociona ao falar da fome que vai encontrar em casa ao ser retirada do Parque de Exposições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A vazante no rio Acre após a cheia catastrófica que mudou a rotina de mais de 70 mil pessoas em Rio Branco, possibilita, a partir desta quarta-feira (13) o retorno para casa das mais de 700 famílias que ainda continuam abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito da capital.


A volta para casa após tamanho desastre, só não causa alívio para aquelas pessoas cujo desastre ainda é maior e rotineiro: a fome. Com refeição balanceada e em abundância, algumas das mais de 4 mil pessoas que ficaram abrigadas em locais públicos de Rio Branco, a maioria delas no Parque, estavam satisfeitas em, simplesmente, não ter que se preocupar no que comer.

Anúncios


Maria das Dores Gonçalves, de 67 anos, natural de Tarauacá, no interior do Acre, e moradora do bairro Taquari, foi resgatada de sua pequena casa de madeira pelo Corpo de Bombeiros quando a água já avançava pelo assoalho. Saiu de casa temendo estar desamparada, mas quando acolhida com um prato de comida percebeu que há males que vem para o bem. “Eu estava em casa, mas passava fome. Chorava de fome. Abrigada, eu tenho comida, não falta, tenho dentista, médico, aqui eu tenho tudo e sou muito grata por isso”, disse.


Das Dores conta que veio a Rio Branco com o pai para buscar tratamento médico a ele, há mais de dez anos, mas o pai não resistiu e faleceu. A pobreza era tanta que a senhora, com problemas graves de osteoporose, acabou ficando ilhada na capital por falta de dinheiro. “Deus tirou meu pai de mim, fiquei presa aqui, sem ter dinheiro para voltar. Passei e ainda passo fome. A aposentadoria é pouca, só um dos remédios para asma que uso custa mais de R$ 100, não dá para comprar tudo o que precisa. Mas os vizinhos me ajudam, às vezes eu peço um prato de comida, mas já fui parar na UPA com essa fraqueza, disseram que é fome”, lamentou.


Durante a reportagem, Maria das Dores não pediu nada. Do contrário, quis agradecer: “Eu não sei como vai ser quando eu chegar em casa, nem o que vou comer, mas eu agradeço a todos aqui que cuidaram de mim. Deus vai saber o que vai fazer comigo”, concluiu. Maria não tem telefone próprio e nem o endereço correto no Taquari. O número de contato para ajuda é: (68) 99219 2316


ASSISTA AO VÍDEO:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido