Menu

Pesquisar
Close this search box.

Obesidade atinge mais de 1 bi de pessoas no mundo, diz estudo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo publicado na 5ª feira (29.fev.2024) na revista científica The Lancet mostra que a obesidade entre adultos mais que duplicou de 1990 a 2022 e quadruplicou nas crianças e adolescentes com idades de 5 a 19 anos. Conforme a pesquisa, mais de 1 bilhão de pessoas viviam com obesidade em todo o mundo em 2022. Eis a íntegra, em inglês (PDF – 7 MB).


A pesquisa contou com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde), que contribuiu para a recolha e análise dos dados. Foram utilizadas informações de 3.663 estudos de base populacional com 222 milhões de participantes em 200 países e territórios.

Anúncios


Segundo o estudo, os mais de 1 bilhão que viviam com obesidade em 2022 incluem 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos.


“Este novo estudo destaca a importância de prevenir e controlar a obesidade desde o início da vida até à idade adulta, através de dieta, atividade física e cuidados adequados, conforme necessário”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.


“Regressar ao caminho certo para cumprir as metas globais de redução da obesidade exigirá o trabalho dos governos e das comunidades, apoiado por políticas baseadas em evidências da OMS e de agências nacionais de saúde pública. É importante ressaltar que requer a cooperação do setor privado, que deve ser responsável pelos impactos dos seus produtos na saúde”, acrescentou.


Segundo o estudo, as taxas de subnutrição diminuíram. No entanto, a condição ainda representa um desafio de saúde pública em muitos locais, especialmente no Sudeste Asiático e na África Subsaariana.


Em 2022, os países com as maiores taxas combinadas de baixo peso e obesidade foram as nações insulares do Pacífico e do Caribe, as do Oriente Médio e do Norte da África.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido