Menu

Pesquisar
Close this search box.

Garimpo ilegal: região do Amapá tem aumento de 304% em um ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O garimpo ilegal na região do Lourenço, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, teve um aumento de 304% em um ano, entre 2022 e 2023.


A região devastada é equivalente a mais de 170 campos de futebol.

Anúncios


Outra região ameaçada fica na zona rural de Calçoene, a 374 km da capital Macapá – onde foi observado, por imagens de satélite, um aumento de 174% da área afetada pela atividade garimpeira ilegal, entre os anos de 2020 e 2023.


Os impactos relacionados ao aumento do garimpo ilegal na região do Lourenço são severos. Um deles, é sobre a saúde da população ribeirinha. A exposição à mercúrio pode causar tremores, insônia, perda de memória, convulsões, surtos psicóticos e morte. Para obter 1 quilo de ouro, são utilizados 2,6 quilos de mercúrio.


A exposição dos locais ao mercúrio pode resultar em tremores, insônia, perda de memória, convulsões, surtos psicóticos e morte.


Para conseguir 1 quilo de ouro, é necessário utilizar cerca de 2,6 quilos de mercúrio.
A atividade ilegal interfere na segurança alimentar na Amazônia, já que o peixe é um das principais fontes de alimento na região.


Segundo informações da Polícia Federal e do IBAMA, o Amapá é uma das regiões alvo dos garimpeiros que foram expulsos de áreas como a Terra Indígena Yanomami.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido