Menu

Pesquisar
Close this search box.

FAB intercepta aeronave suspeita, e piloto foge após pouso em Roraima; vídeo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou na manhã desta segunda-feira uma aeronave suspeita de praticar tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) na região da Terra Indígena Yanomami. O Cessna 182, com identificação PT-KLN, foi avistado cerca de 110 km a oeste de Boa Vista, em Roraima, e passou a ser monitorado pela FAB e pela Polícia Federal.


A aeronave acabou sendo classificada como “suspeita” com base em um decreto instituído no ano passado com objetivo de proteger territórios, em ações, por exemplo, de “combate ao garimpo ilegal”.

Anúncios


Segundo a FAB, após descumprir ordens, “foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV)”, o que fez com que a aeronave fizesse um pouso forçado em uma pista de terra. A PF apreendeu a aeronave, mas o piloto conseguiu fugir do local.


Ainda de acordo com a FAB, desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida no espaço aéreo da região Norte do país, em medida que “teve por finalidade incrementar capacidade de Defesa Aérea que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido