Menu

Pesquisar
Close this search box.

Receita Federal paga nesta quinta 4º lote de restituição do IRPF 2023

Imposto de renda 2022.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Receita Federal do Brasil paga nesta quinta-feira, 31 de agosto, o 4º lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A consulta aos valores já está disponível desde o último dia 24, no site da instituição. Quem não tiver os valores debitados em conta bancária deve ficar de olho e checar se é preciso retificar a declaração, ou se o contribuinte caiu na malha fina.


Se o contribuinte tem “imposto a restituir” e não revisou a informação antes da entrega, deve conferir os dados (por exemplo, se informou um dígito a mais ou a menos, ou a conta de outra pessoa, como cônjuge). Se os dados estão corretos e o banco não processou o depósito, é necessário entrar em contato com a agência bancária e buscar informações sobre o motivo.

Anúncios


Veja as datas de pagamento:

1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago)


2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago)


3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago)


4º lote: 31 de agosto


5º lote: 29 de setembro


O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil, podendo o cidadão reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.


Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


IRPF 2023


Segundo a Receita Federal do Brasil, 41.151.515 de brasileiros declararam o Imposto de Renda, um recorde histórico. No ano passado foram 36.403.675, o maior número até então. Do total de declarantes, 60,61% dos contribuintes têm imposto a restituir, 19,83% devem pagar tributo e 19,57% não terão valores a receber ou pagar. 2023 também bateu recorde de uso da declaração pré-preenchida, feito por 24% dos contribuintes, quase 10 milhões de brasileiros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido