A Prefeitura de Rio Branco lançou nesta segunda-feira, 26, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o projeto Fomento Mulher. Na ocasião, foram entregues barracas da agricultura familiar destinadas a mulheres de famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, em Rio Branco.
Foram entregues 150 barracas e coletes, e 219 kits horta contendo mangueiras, telas, caixas d’água e outros materiais, além de mais de 80 mulheres contempladas com o crédito de R$ 5 mil. No total, R$ 1,4 milhão estão sendo investidos.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse que o projeto busca reafirmar o maior objetivo da gestão: a produção. “Produzir, multiplicar a riqueza, só o campo dá a oportunidade de fazer a cidade ficar rica. A prefeitura vai sempre fazer de tudo para fomentar a produção, lembro também que estamos fazendo isso com recurso próprio, e por isso estou feliz por estar dando as condições para a criação de renda. Este ano vamos fazer também ao menos 1.200 quilômetros de ramais com piçarramento, para que os trabalhadores possam rodar não só no verão”, afirmou Bocalom.
Moradora do ramal Cai N’água, no quilômetro 38 da rodovia AC-90, Creuza Ferreira destacou a importância das ações: “Nós trabalhamos com feiras, não somos assalariadas, então pra nossa família isso é um incentivo. Antes dessas barracas que estão sendo dadas hoje, a gente pegava muita chuva no inverno e muito sol no verão, até os clientes reclamavam. Agora o nosso trabalho vai melhorar”, afirmou.
O secretário municipal de agropecuária, Eracides Caetano, afirmou que as mulheres contempladas foram selecionadas a partir de um cadastro, e no caso do crédito, atenderam a uma indicação do Incra.