Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Enterrem Meu Coração na Curva do Rio”

Foto: Reprodução

Fizeram-nos muitas promessas, mais do que me posso lembrar, mas eles nunca as cumpriram, menos uma: prometeram tomar nossa terra e a tomaram.”  – (Nuvem Vermelha, dos Sioux Oglala Teton).


“Enterrem Meu Coração na Curva do Rio” é uma obra-prima do historiador norte-americano Dee Brown, resultado de uma intensa pesquisa a respeito das consequências sangrentas e cruéis da colonização dos Estados Unidos pelo homem branco. Publicado em 1970 também virou filme e mudou radicalmente a maneira como se via a conquista do Velho Oeste, desmistificando a visão hollywoodiana dos bondosos e heroicos mocinhos brancos, contra os ardilosos vilões de pele vermelha. “Enterrem Meu Coração na Curva do Rio… demoliu a América.


A história se repete, e como? Na decisão das novas velhas bancadas da bíblia, da bala e ruralista no Congresso Nacional em legalizar o marco temporal da demarcação das terras indígenas no Brasil retroagindo no tempo a 1988. Especialistas dizem que vai gerar invasões, saques, violências, grilagens de terras e assassinatos de lideranças indígenas. Isto nos traz à memória a dizimação dos povos pré-colombianos por portugueses, espanhóis e ingleses que nunca parou de acontecer.


Quando removemos o lixo do tapete da história encontramos na matéria orgânica apodrecida dos corpos de crianças, mulheres e homens indígenas as marcas da exploração, tentativa de escravização, estupros, massacres e mortes feitos em nome da civilização, da fé e do progresso. Hermann Hesse, autor de O Lobo da Estepe, escreveu que, “Pela nossa fé, podemos morrer, mas nunca matar”. Na descoberta do Brasil, a coroa portuguesa trouxe a cruz e a bandeira de Cristo oriunda de Belém à frente, inclusive, rezando a primeira missa no dia 22 de abril de 1500 sob olhares curiosos dos indígenas da grande nação Pataxó.


Existem muitas formas de se matar e dizimar uma raça ou etnia. Os nazistas que o digam! A guerra nos Balcãs e na Síria, também. Infelizmente muitos que votam contra os povos indígenas dizem temer a Deus, amar a pátria e defender suas famílias. Talvez se pudessem mesmo ouvir a voz do Cristo em seus corações, o Jesus de Nazaré, eles lhes diria? O que se faz hoje é uma iniquidade. A pátria deveria ser mãe gentil de todos. Quanto às famílias, os indígenas são o melhor exemplo de como cuidar de uma. Tem a consciência de que todos eles são parentes.


“Quando o sangue das tuas veias regressar ao mar, e a rocha dos teus ossos regressar ao solo, talvez então te lembres que essa terra não te pertence, és tu que pertence a esta terra”. (Provérbio nativo americano).


. Nem tudo está perdido!


. Sete deputados federais do Acre votaram a favor do governo Lula, com exceção de Roberto Duarte (Republicanos) e Gerlen Diniz (PROGRESSISTA).


. No frigir dos ovos, todos eles têm suas razões.


. Isto é democracia!


. Aliás, é característica da democracia a flexibilidade de ideias e posicionamentos.


. Deputado federal coronel Ulisses (União Brasil) muito atuante na questão de melhorar a segurança pública no Brasil e no Acre.


. Já a deputada federal Socorro Neri (PROGRESSISTA) muito lúcida como deveria ser pelo seu perfil.


. Roberto Duarte, presidente do Republicano, mantendo a coerência do discurso radicalmente antipetista.


. Perdido mesmo ficou o presidente Lula com a defesa que fez do Nicolás Maduro; coisa do núcleo duro do PT.


. É melhor mostrar as unhas antes das eleições mesmo.


. Jair passou, Lula vai passar; que venha um bom governo de centro, que proponha o Estado do bem-estar social.


. Alguém que quebre a polaridade; uma nação unida e próspera.


. Ao final do verão, lá para outubro, as pesquisas para prefeito estarão com posições mais consolidadas.


. Não é bom subestimar o prefeito Bocalon; achar que é carta fora do baralho; na verdade, ninguém é.


. Marcos Alexandre comentou com amigos que decidirá entre o MDB e o PSD.


. Esses partidos, MDB, PSD, PC do B, PT e provavelmente o PSB estarão juntos em uma coligação majoritária que é permitida por lei.


. “Por que os processos contra candidatos eleitos demoram tanto na justiça eleitoral”?


. Sei lá, Macunaíma!


. Os vereadores começam a ficar preocupados com a reeleição; faz muito sentido; alguns pensando até em desistir de concorrer.


. Cesário Braga todo besta porque o Lula está mandando dinheiro para a BR-364.


. “Francisco Phantio para vereador”!


. Quem é ele, Macunaíma!


. “Meu amigo e líder do povo da baixada”!


. Aí tem, bom dia!