Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Segurança perdeu o tesão pelo trabalho”, diz gestor da RBTRANS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – RBTRANS, Benício Dias, disse que a segurança pública parece ter “perdido o tesão” no trabalho pela falta de ação de repressão ao furto de fios na capital.


Em entrevista exclusiva ao ac24horas na manhã de hoje (24), Benício Dias mostrou os diversos boletins de ocorrências feitos por conta furto de fios em semáforos e revelou que a RBTRANS repara uma média de 5 semáforos ao dia por conta do crime. Além da fiação, é comum serem danificados componentes que podem custar até R$ 40 mil, o que já levou o órgão a investir quase R$ 130 mil nos últimos meses somente em reposição de fios e manutenção de peças danificadas. O gasto com reparos tem sido exponencial.

Anúncios


Hoje faz exatamente um ano do primeiro boletim de ocorrência registrado pela gestão por conta de furto de fios. Elton Dantas, Diretor de Trânsito, explica que no início, cada registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil representava um furto, mas as ocorrências se multiplicaram em tal ritmo que os funcionários acabavam passando mais tempo na Delegacia da Polícia Civil do que efetuando manutenções, o que levou o órgão a reunir informações da semana e registrar as ocorrências às sextas-feiras pela Delegacia Virtual da Polícia Civil. Por isto, cada boletim de ocorrência agora registra cerca de 15 roubos.


Num ato de desespero, Benício Dias chegou a colocar uma equipe de vigia durante a noite para flagrar um furto. No momento em que o criminoso fazia a retirada de fios de um semáforo do Parque da Maternidade, agentes da RBTRANS o abordaram. Com a chegada de uma viatura da PM, policiais teriam orientado a equipe da prefeitura a liberar o criminoso, argumentando que o trabalho de registrar a ocorrência seria em vão, e o criminoso foi liberado.


A solução, aponta o superintendente, é investigar a receptação dos fios e investir na recuperação de moradores de rua e dependentes químicos – que são apontados como os praticantes de furtos. No entanto, Benício Dias disse que os órgãos de segurança do Estado parecem ter “perdido o tesão” do trabalho: “roubaram a fiação do carnaval na cara deles, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no centro de Rio Branco. Depenaram o prédio da Romera, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, ninguém viu, ninguém fez nada”, disparou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido