Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nutricionista ensina preparar uma lancheira saudável para os filhos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O retorno dos estudantes à rotina escolar provoca uma preocupação em relação à alimentação dos jovens.


Em grande parte das escolas particulares, existe a oferta de lanches que podem ser comprados. É exatamente aí que mora o perigo, já que muitos desses alimentos, como salgados fritos e refrigerantes, não são considerados adequados para os estudantes.

Anúncios


Mas como preparar uma lancheira saudável, que possa “matar” a fome da garotada e que seja saudável e ao mesmo tempo ofereça os nutrientes necessários para quem está em fase de crescimento?


A reportagem do ac24horas conversou com a nutricionista Madeline Guimarães, responsável pelo departamento de nutrição da Fundação Hospital do Acre, que deu orientações importantes para os pais.


“Se preocupar em preparar uma lancheira saudável para as crianças se alimentarem na escola é super importante para garantir os nutrientes necessários para o correto crescimento e desenvolvimentos dos nossos pequenos”, diz.


Madeline afirma ainda que um dos segredos para um lanche saudável é ele ser “colorido”. “A dica de ouro é a variedade. Uma lancheira colorida, com itens de vários grupos alimentares vai garantir uma nutrição adequada e ideal. Para ficar mais fácil, tente sempre colocar uma fonte de carboidrato como pães, bolos e biscoitos integrais, uma fruta/legume que você já pode mandar picada para facilitar, uma fonte de proteína que pode ser tanto leite e derivados como algo complementar ao carboidrato como um patê de frango”, explica.


A nutricionista conta ainda que a hidratação é outro assunto extremamente importante. “Não podemos esquecer também de deixar essa criança hidratada! Água é a fonte da vida e muito necessário em todas as fases da nossa vida”, afirma.


A grande dificuldade dos pais é “competir” com os vilões da alimentação como as frituras, doces em excesso e refrigerantes. Madeline indica incluir a criança na escolha do lanche e afirma que a solução para uma alimentação mais saudável é o equilíbrio.


“Chamar a criança para participar na montagem das lancheiras também é um bom incentivo para que a mesma se divirta e faça parte de todo o processo.


Tente evitar os ultraprocessados como bolachas recheadas, salgadinhos processados e achocolatados. Incluir um doce ou um chocolate não deve ser rotineiro, mas pode também combinar com a criança um dia especial que se inclua uma guloseima preferida. O importante é manter o equilíbrio”, destaca Madeline.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido