Menu

Pesquisar
Close this search box.

Após dois anos, procissão de São Sebastião volta a reunir milhares de devotos em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As últimas duas últimas festas de São Sebastião em Xapuri, cidade onde a devoção ao santo católico promove uma das maiores e mais fortes manifestações religiosas do Acre, foram incompletas.


Por consequência da pandemia que alterou a rotina de quase toda a população mundial, o Novenário do santo padroeiro de Xapuri não pôde ser encerrado nos últimos dois anos com a tradicional procissão.

Anúncios


Neste ano, com o arrefecimento da crise sanitária, a procissão voltou a ser o ponto alto da festa, que mesmo sem uma estimativa oficial aparentou ter reunido menos participantes que nos anos que antecederam a pandemia.



Depois de nove dias de novenas, a programação dos 121 anos de história da Festa de São Sebastião foi finalizada com uma missa campal, celebrada pelo pároco de Xapuri, padre Antônio Menezes, logo antes da grande caminhada pelas ruas da cidade.


Durante a celebração, manifestações da fé e de agradecimentos a São Sebastião. Um fiel foi ao padre de joelhos, no altar, conforme a promessa feita. Uma idosa, segundo relato do padre caminhou de Capixaba a Xapuri para pagar uma promessa.


“São Sebastião é um exemplo para a nossa vida. É uma longa história de fé, um soldado que nunca recuou diante dos desafios. Que Deus nos ensine a amar como São Sebastião amou”, disse o padre durante a celebração.


O aposentado Sebastião Roque do Nascimento, de 75 anos, nascido na colocação Floresta, no Rio Xapuri, contou ao ac24horas que não lembra há quantos anos é devoto de São Sebastião.



“Não me lembro há quanto tempo. Lembro apenas que nunca pedi uma graça a São Sebastião para não ser atendido. Outra coisa que gosto sempre de lembrar é que desde que me entendo por gente nunca faltei a um 20 de janeiro”, relatou.


Párocos de vários outros municípios participaram do Novenário, assim como auxiliaram o titular da Igreja católica em Xapuri no último dias das atividades que envolveram, além da parte litúrgica, as quermesse e leilões.



A procissão percorreu o trajeto de costume, que foi melhorado pela prefeitura nos dias que antecederam o evento com uma operação tapa-buracos. A chuva que era prevista ameaçou em vários momentos, mas não aconteceu.


Uma ausência que foi notada na festa deste ano foi a de autoridades políticas do estado. O governador Gladson Cameli não compareceu e a presença da vice-governadora Mailza Gomes chegou a ser comentada, mas não se confirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido