Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pré-história do Acre será tema de curso no Sesc/Centro de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nos dias 25, 29 e 30 de novembro, das 13h às 17h acontecerá, em Rio Branco, no Sesc/Centro, o curso “Pré-História de Rio Branco e do Acre – Aquiry: povos construtores e paisagens míticas e culturais”.


O evento será ministrado pelo professor Marcos Vinícius Neves, com produção da historiadora Flávia Burlamaqui e, tem como objetivo apresentar alguns resultados de pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas desde o final da década de 1970, na região.

Anúncios


“A história do Acre só inicia em 1850, quando começaram as primeiras expedições de não-indígenas na região? E as dezenas de povos originários que habitavam essas terras por milhares de anos antes disso? Onde fica? Essa é uma das questões centrais do curso Aquiri”, disse Vinicius.


Gratuito, a formação tem duração de 16 horas e atividades presenciais e remotas, buscando alcançar professores da rede pública de ensino e fazedores culturais, especialmente os da área de Patrimônio Cultural, para difundir esses importantes saberes, de forma que cheguem às salas de aula e alcancem públicos amplos e diversos.


“O que queremos é compartilhar informações necessárias à compreensão da pré-história acreana em suas muitas dimensões, incluindo conteúdos que vão desde as características teórico-metodológicas da pesquisa arqueológica na Amazônia, passando pelas áreas e sítios já pesquisados, até os resultados das interpretações científicas para a construção de uma historiografia indígena mais ampla, profunda e consistente”, defende Flávia.


A iniciativa tem financiamento da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (Fundo Municipal de Cultura). Para participar, é necessário contato prévio com a produção, no WhatsApp (68) 9.9988-9014.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido