Conecte-se agora

Pré-história do Acre será tema de curso no Sesc/Centro de Rio Branco

Publicado

em

Nos dias 25, 29 e 30 de novembro, das 13h às 17h acontecerá, em Rio Branco, no Sesc/Centro, o curso “Pré-História de Rio Branco e do Acre – Aquiry: povos construtores e paisagens míticas e culturais”.

O evento será ministrado pelo professor Marcos Vinícius Neves, com produção da historiadora Flávia Burlamaqui e, tem como objetivo apresentar alguns resultados de pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas desde o final da década de 1970, na região.

“A história do Acre só inicia em 1850, quando começaram as primeiras expedições de não-indígenas na região? E as dezenas de povos originários que habitavam essas terras por milhares de anos antes disso? Onde fica? Essa é uma das questões centrais do curso Aquiri”, disse Vinicius.

Gratuito, a formação tem duração de 16 horas e atividades presenciais e remotas, buscando alcançar professores da rede pública de ensino e fazedores culturais, especialmente os da área de Patrimônio Cultural, para difundir esses importantes saberes, de forma que cheguem às salas de aula e alcancem públicos amplos e diversos.

“O que queremos é compartilhar informações necessárias à compreensão da pré-história acreana em suas muitas dimensões, incluindo conteúdos que vão desde as características teórico-metodológicas da pesquisa arqueológica na Amazônia, passando pelas áreas e sítios já pesquisados, até os resultados das interpretações científicas para a construção de uma historiografia indígena mais ampla, profunda e consistente”, defende Flávia.

A iniciativa tem financiamento da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil (Fundo Municipal de Cultura). Para participar, é necessário contato prévio com a produção, no WhatsApp (68) 9.9988-9014.

Cotidiano

Acre eleva novos casos com 171 infectados por Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 171 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, 23 de novembro. O número de infectados notificados é de 153.137 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta quarta, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado

Até o momento, o Acre registra 359.890 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.746 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.173 pessoas já receberam alta médica da doença, e não há registro de pessoas internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Cotidiano

SEPA diz que tomará medidas administrativas cabíveis em caso de trator apreendido com menor

Publicado

em

O secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Edivan Maciel, prestou esclarecimentos sobre o caso de um trator agrícola apreendido, no último domingo (20), em Acrelândia, no momento em que era conduzido por um menor, de 17 anos de idade.

De acordo com Edivan, o trator em referência estava a serviço da produção rural do Estado, nos termos adequados, ou seja, atendendo ao pequeno produtor sob supervisão de um dos nossos servidores da Sepa.

O secretário explicou que a apreensão da máquina sob a condução momentânea do menor, filho do operador autorizado, se deu quando o responsável permitiu que o filho realizasse a busca de uma grade aradora em uma pequena propriedade próxima para a realização do serviço específico.

“Desde o conhecimento do fato, mobilizamos incontinenti nossos gestores e tomamos imediatas e necessárias providências, no sentido de esclarecer o fato junto às autoridades pertinentes, visando resgatar a máquina, o que, aliás, já ocorreu, bem como as medidas administrativas cabíveis no que compete ao servidor envolvido”, esclareceu Edivan Maciel.

Por fim, o titular da SEPA informou que os agricultores de Acrelândia não serão prejudicados pelo incidente, e que a secretaria continuará cumprindo o seu dever de atender as necessidades do campo, reforçando que o fato não constituiu empecilho para que o Governo siga em seu projeto de fomentar de modo permanente o setor agropecuário, notadamente os pequenos produtores.

Continuar lendo

Cotidiano

Palestra de Fernando Kamura, ‘Arte aplicada aos negócios’, será apresentada no Sebrae

Publicado

em

Rio Branco recebe dia 9 de dezembro, a palestra ‘Arte Aplicada aos Negócios’, de Fernando Kamura, no Sebrae, a partir das 19h30. O evento envolve temas voltado a inovação, marketing, criatividade, entre outras ações que buscam agregar conhecimento e novas experiências.

Com um perfil inovador, o fundador da Academia de Neuromarketing, fala durante o evento sobre suas experiência no marketing da Microsoft e Oracle, assim como, histórias de sucesso e dá dicas de ferramentas para aplicação em seu trabalho.

“A Arte aplicada nos negócios é um mix de networking, reciclagem e desbravamento de mundos ainda pouco explorados. Venha fazer parte deste grandioso evento e espalha pra geral que a “Palestra de Milhões “ chegou ao Acre”, disse.

As vagas são limitadas. Para mais informações, entrar em contato com o número (68) 99902-9622.

Continuar lendo

Cotidiano

Saiba o que está em jogo após decisão de Moraes sobre pedido do PL

Publicado

em

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que o pedido do PL para anular votos de parte das urnas abranja os dois turnos das eleições. Caso o PL faça isso, pode colocar em risco a votação expressiva atingida no 1º turno pela coligação de Jair Bolsonaro, composta por PL, Progressistas e Republicanos.

Juntos, os partidos elegeram seis governadores. Quatro deles em primeiro turno: Gladson Cameli (Progressistas), no Acre; Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro; Antonio Denarium (Progressistas), em Roraima; e Wanderlei Barbosa (Republicanos), em Tocantins.

Nas eleições Legislativas, o PL foi o partido com o melhor desempenho. Elegeu 99 deputados e 8 senadores. Ao todo, a coligação de Jair Bolsonaro emplacou 187 cadeiras na Câmara e 13 no Senado.

Parlamentares eleitos na Câmara dos Deputados

PL – 99

Progressistas – 47

Republicanos – 41

Parlamentares eleitos no Senado

PL – 8

Progressistas – 3

Republicanos – 2

Nos estados, onde as coligações não necessariamente são as mesmas do âmbito nacional, o PL elegeu 129 deputados estaduais. Veja lista abaixo:

Acre – 2

Amapá – 2

Amazonas – 3

Alagoas – 1

Bahia – 4

Ceará – 4

DF – 4

Espírito Santo – 5

Goiás – 3

Maranhão – 5

Mato Grosso – 2

Mato Grosso do Sul – 3

Minas gerais – 9

Paraná – 5

Paraíba – 3

Pará – 3

Pernambuco – 5

Piauí – 0

Rio de Janeiro – 17

Rio Grande do Norte – 4

Rio Grande do Sul – 5

Rondônia – 2

Roraima – 1

Santa Catarina – 11

Sergipe – 3

São Paulo – 19

Tocantins – 4

Entenda

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entraram com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a anulação de votos feitos em modelos de urnas anteriores a 2020.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, se manifestou rapidamente e deu 24 horas para que o pedido do PL abranja os dois turnos das eleições.

Na decisão, Moraes argumentou que “as urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno quanto no segundo turno”.

O PL pediu a anulação dos votos nos modelos de urnas UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015. A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos.

Assinada pelo advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa, a representação cita o laudo técnico de auditoria feito pelo Instituto Voto Legal (IVL), contratado pelo PL, que teria constatado, segundo eles, “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrônicas”.

“Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 é que geraram arquivos LOG com o número correto do respectivo código de identificação”, afirma a representação. Este modelo mais recente tem 224.999 urnas, o que representa 40,82% do total de urnas usadas nas eleições.

*Publicado por Renan Porto

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.