Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cerimônia de sorteio e escolha de urnas que serão auditadas será neste sábado

Urnas Eletrônicas do Acre - Foto: TRE-AC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realiza neste sábado (1), a cerimônia de sorteio e escolha das urnas eletrônicas que serão submetidas ao Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021.


O evento acontece a partir das 7 da manhã, na sede do Tribunal, localizada na Alameda Ministro Miguel Ferrante, nº 224, Portal da Amazônia, e além de aberto ao público, terá transmissão ao vivo pelo canal TRE Notícias no Youtube.

Anúncios


Também neste sábado, as urnas cujas seções eleitorais forem sorteadas/escolhidas para o Teste de Integridade serão enviadas à sede do TRE pelo respectivo Juízo Eleitoral, que providenciará a preparação da urna substituída, garantindo que a votação ocorra normalmente.


Equipes do Tribunal estarão a postos em todos os municípios para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Havendo necessidade, o Tribunal providenciará o transporte das urnas por meio de voo fretado.


No domingo, 2 de outubro, serão realizadas duas auditorias: 20 urnas terão a captação e a contagem de votos verificados por meio do Teste de Integridade, que acontece no horário das 6h às 15h. outras 3 serão submetidas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas, que é realizado pelo Juiz Eleitoral da zona cuja urna foi selecionada, na própria seção eleitoral, antes do início da votação.


O objetivo do Teste de Autenticidade é verificar se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Serão submetidas ao Teste de Integridade 20 (vinte) urnas eletrônicas, cujos procedimentos de início e encerramento da votação serão conduzidos por servidoras e servidores integrantes dos quadros de pessoal efetivo do Poder Judiciário e do Ministério Público.


Ao final do Teste de Integridade, serão confrontados os dados do boletim de urna extraído da urna eletrônica com os dados digitados no sistema de apoio à auditoria, os quais refletem os votos registrados em cédulas de papel, emitindo-se, ao final, o relatório de conformidade ou inexistência de divergentes.


Todos os procedimentos inerentes ao Teste de Integridade, que acontece desde 2002, são fiscalizados por empresa de auditoria independente, especialmente contratada para essa finalidade. Em 2022, 641 urnas serão testadas em todo o Brasil.


Os trabalhos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas são públicos e poderão ser acompanhados por qualquer pessoa interessada.


Com informações do portal do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido