Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mau tempo pode atrasar resultado da eleição no Vale do Juruá, prevê TRE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar do horário da votação no Acre ter mudado para garantir apuração de forma simultânea em todo o Brasil nas eleições de domingo, 2, o mau tempo em localidades de difícil acesso no Vale do Juruá poderá atrasar o resultado final da eleição no Acre.


Em seis localidades de difícil acesso, como Terras indígenas e seringais, onde 70 urnas serão usadas, depois de encerrada a votação os dados serão enviados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de um Bgan.

Anúncios


Trata se de um telefone com modem via satélite sem acesso a Internet exclusivo para o envio de votos, que sofre interferência em caso de mau tempo.


O técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre, Ilis Sandro Arena, diz que o clima poderá interferir no envio via Bgan


“Se tiver muita chuva ou o tempo estiver nublado pode ter atraso na comunicação. Mas assim que a chuva passar, os mesários vão ficar tentando até conseguir enviar. Durante o treinamento, os mesários foram instruídos, em casos assim, a buscar outros locais até conseguir mandar o resultado via satélite”, explica.


Mas a equipe gestora do Cartório Eleitoral da 4° Zona destaca que se não for possível a comunicação no mesmo dia com o TSE, o Tribunal divulga o resultado das eleições no Brasil em 2 de outubro citando o percentual que fica faltando para a totalização final dos votos.


“Mas contamos e esperamos que isso não aconteça e dê tudo certo”, afirmam.


Em algumas localidades de difícil acesso no Vale do Juruá, as urnas e equipes só chegam de barco, avião e helicóptero. Há viagens de barco que duram até 18 horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido