Conecte-se agora

Previsão aponta segunda-feira quente e ensolarada, com baixa umidade do ar no Acre

Publicado

em

A previsão para este início de agosto, segunda-feira, 1, será de tempo quente, com muito sol e nuvens, mas com chances de chuvas rápidas e pontuais.

Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e regiões próximas, será ensolarado com baixa umidade relativa do ar, os ventos sopram entre fracos e calmos.

O mesmo deve ocorrer em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e microrregiões do centro e oeste acreano.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC.

Cotidiano

Violência leva pânico à Amazônia e sensação de insegurança aflige mais de 60% dos moradores

Publicado

em

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (7), o módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Sensação de segurança 2021 que traz dados preocupantes para os moradores da região Amazônica.

Um desses dados revela, por exemplo que em 2021, o número de pessoas com 15 anos ou mais que foram vítimas de algum dos cinco tipos de roubo investigados pela pesquisa chegou a 1,8 milhão. Isso representa 1,1% da população total do país, com percentuais acima dessa média no Norte (1,8%) e no Nordeste (1,4%).

Além disso, o Norte é o que teve o maior percentual de domicílios com vítimas de furto (6,5%), bem acima da média nacional, enquanto o Nordeste teve o menor (3,3%).

Sobretudo, o pânico campeia as cidades amazônicas: Segundo o IBGE, a maior sensação de insegurança foi observada na Região Norte, onde o percentual chega a 60,4%.

Sobre o papel da informação na sensação de insegurança, o IBGE mostrou que 77% das pessoas que não se informam sobre violência se sentem seguras, contra 73,4% dos que se informam por redes sociais, 70,7% por rádio e TV, 70,2% por conversas com parentes e amigos, 69,1% por jornais ou revistas impressos e 68,4% por jornais e revistas na internet.

A maioria dos brasileiros também busca tornar sua casa mais segura. De acordo com a pesquisa, 68% dos domicílios do país têm algum dispositivo ou profissional para segurança. No Sul, o percentual chega a 76,2%, enquanto no Nordeste a parcela é de 60,8%.

As travas, trancas ou fechaduras reforçadas respondem por 41% dos mecanismos de proteção, seguidas por muros altos e/ou com cacos de vidros e arame farpado (35,5%), cachorro ou outro animal de proteção (29%) e câmeras ou alarmes (17,1%).

No Acre, o aumento das chacinas promovidas pela guerra entre facções preocupa as autoridades. Após algum tempo em queda, as mortes violentas voltaram a crescer no Estado. Somado aos roubos e assaltos, a sensação de insegurança faz parte da rotina da população.

(Com EBC)

Continuar lendo

Cotidiano

Conselho propõe doação de sangue como alternativa ao cumprimento de pena

Publicado

em

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária expediu nesta quarta-feira (7) recomendação para possibilitar a doação de sangue como prestação social alternativa no cumprimento de pena.

O CNPCP considera, entre vários pontos, o entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro de 2021, que decidiu favoravelmente à portaria judicial instituída no Estado de Goiás em abril de 2020, que autorizou a doação de sangue como parte da pena de prestação de serviços comunitários.

Ao Conselho Nacional de Justiça, o CNPCP propõe que recomende o reconhecimento do compromisso de doação de sangue voluntária e gratuitamente como prática que, fundamentadamente, autorize o juiz a dispensar a imposição de condição judicial para a suspensão condicional do processo.

Continuar lendo

Cotidiano

Uso de ambulância para fins particulares em Acrelândia é alvo de investigação do MP

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) abriu uma investigação para apurar uso irregular de bens móveis no município de Acrelândia, interior do Acre. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico de terça-feira, 6.

De acordo com a promotoria, o ilícito configura ato de improbidade administrativa, conforme a Lei nº 8.429/92, no art. 10, XIII, a conduta de permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° da referida lei, bem como o trabalho de servidor público, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

O promotor Vanderlei Batista Cerqueira, revelou que o órgão controlador recebeu ‘denúncia anônima’ noticiando possível uso irregular de bens públicos pertencentes ao Município de Acrelândia, bem como possível excesso de passageiros em uma das ambulâncias e em atividades com finalidades particulares, eis que transportando pessoas que não estão fazendo tratamento, inclusive em compartimento inadequado (bagageiro).

Para averiguar as denúncias, o MP abriu um procedimento preparatório – que antecede o inquérito civil. “Resolve instaurar procedimento preparatório a fim de investigar o fato acima narrado, com fundamento no art. 2º, § § 4º, 5º, 6º e 7º da Resolução CNMP n.º 23/2007 e artigos 3º e 25 da Resolução CPJMPAC n.º 28/2012”, diz trecho do despacho.

Continuar lendo

Cotidiano

Sine do Acre oferta 35 vagas de emprego nesta quarta-feira, em Rio Branco

Publicado

em

O Sistema Nacional de Empregos do Acre (Sine), está disponibilizando 35 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta quarta-feira, 07 de dezembro.

As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para a data seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone, mas presencialmente continua sendo na Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.