Mãe mostra parte de prontuário onde foi solicitada UTI para filha que morreu no PS

Jeielly Silva é uma das mães que perdeu a filha para a Síndrome Respiratória no Pronto-Socorro de Rio Branco. Ao lembrar da filha Maria, que tinha apenas um ano e nove meses, Jeielly é só dor e revolta.
Nesta quarta-feira, 29, postou em uma rede social o que seria parte do prontuário da filha e que comprovaria que faltou leito de UTI para atender todas as crianças. Na publicação, há um pedido de vaga para a pequena Maria. A criança faleceu quatro dias depois.
Jeielly conta como a criança foi aos poucos piorando até morrer no PS. “Minha filha apresentava sintomas de gripe há 4 dias, levei na UPA do 2º Distrito, médico atendeu e não fez um exame e disse que o pulmão da Maria estava limpo. Eu voltei para casa e percebi que minha filha estava com a urina escura e estava sem comer. De noite, eu e meu marido levamos de novo para UPA onde foi pedido um hemograma e um raio-X”, afirma.
A mãe conta que mesmo com a gravidade da situação, os exames demoraram a ficar prontos. “Na madrugada chamaram uma ambulância para transferir minha filha para o PS. O médico da ambulância quando chegou a questionar como é que não havia um diagnóstico e nem um exame pronto. No pronto-socorro uma médica chegou a me dizer que minha filha tinha leucemia sem ter feito nenhum exame. deram uma bolsa de sangue para a Maria e partir daí ela começou a inchar e chegou a jogar fora pela boca. Foi pedido uma UTI, mas não tinha vaga”, afirma.
Jeielly afirma que não vai se calar enquanto não for feita justiça. “É assunto que dói demais falar, mas eu não posso me calar, é necessário como mãe da Maria não deixar o que aconteceu cair no esquecimento”, diz a mãe.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Xapuri desta terça-feira (2) voltou a registrar confusão entre vereadores, como já ocorreu em outras ocasiões nesta legislatura.
Um vídeo obtido pela reportagem mostra um momento que seria na parte final da sessão em que o vereador Alcemir Teodósio (União Brasil) aparece muito exaltado, aos berros.
Pelo o que se consegue entender, ele estaria interrompendo a fala do presidente, Eriberto Mota (PSB). Ouve-se ao fundo a vereadora Alarice Botelho (PT), que diz que o vereador está quebrando o decoro.
O vereador Ronaldo Ferraz (MDB) também é ouvido no vídeo pedindo respeito a Alcemir, que continua falando em tom elevado. Na sequência, a sessão aparenta ter sido encerrada.
A vereadora Alarice Botelho relatou ao ac24horas que a situação do tipo envolvendo o vereador Alcemir Teodózio tem sido recorrente.
“Não é de hoje que o Vereador Alcemir vem desrespeitando os colegas no parlamento. Gritando e querendo briga . Até o próprio prefeito já foi desrespeito por ele”.
A reportagem telefonou para o presidente da Câmara, Eriberto Mota, mas ele não respondeu às ligações até o fechamento da publicação.
Já o vereador Alcemir Teodózio atendeu ao contato feito por telefone e disse que responderia após resolver alguns problemas. O ac24horas permanece à disposição dele para os esclarecimentos necessários.
Veja o vídeo:

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJMPAC), empossou nesta terça-feira, 2, o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, no cargo de conselheiro titular do Conselho Superior do MPAC, para o biênio 2022-2024.
A sessão solene foi presidida pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento. O novo conselheiro foi empossado na vaga até então ocupada pelo procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza, que renunciou ao cargo em detrimento de outros compromissos. Em sua fala, o presidente do Colégio de Procuradores de Justiça manifestou seus agradecimentos e considerações a ambos.
“Agradeço a contribuição do eminente procurador Cosmo Lima, que no período em que esteve à frente do mandato de conselheiro desempenhou com muita dedicação a sua missão. Seu empenho, profissionalismo e devoção ao cargo de conselheiro foram as características mais importantes no exercício desta nobre missão. Ao doutor Sammy, digo que adiro a todos os elogios que lhe foram feitos, pois tenho certeza que Vossa Excelência reúne os predicados necessários para exercer um brilhante mandato. Meus agradecimentos por aceitar esse desafio e colaborar com nossa instituição através de sua qualidade técnica e presteza nas tarefas institucionais”, disse o procurador-geral.
Empossado, o novo conselheiro titular relembrou sua trajetória institucional pelo CSMPAC e reafirmou seu compromisso com o órgão de atuação finalística do MPAC.
“Agradeço as palavras que me foram dirigidas e aos que me outorgaram essa missão honrosa e conferiram esse voto de confiança para retornar mais uma vez a este egrégio colegiado. Compareço a essa cerimonia repleto de gratidão e aspiração para servir, aceitando as missões e encargos dessa atribuição. Ao servir o Ministério Púbico tenho plena consciência de que estou servindo o povo do Acre”, disse o conselheiro.
O Conselho Superior do Ministério Público é um órgão da Administração Superior, que tem como atribuições, escolher os candidatos à remoção e promoção pelos critérios de antiguidade e merecimento, decidir sobre vitaliciamento de membros, deliberar sobre arquivamento de inquérito civil, processos disciplinares, entre outras.

Ano após ano, o município de Feijó, localizado na região central do estado, vem aparecendo em primeiro lugar no ranking acreano de queimadas. Em 2022, a condição da terra conhecida por produzir o melhor açaí do estado se mantém.
Já são 88 focos de queimadas registrados neste ano em Feijó, segundo os dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número corresponde a 19,5% do total dos demais municípios.
Do total registrado no ano em Feijó, 22 focos de queimadas foram detectados apenas nas 48 horas, situação que fez o município constar na lista dos 10 que mais tiveram queimadas no Brasil nesse período.
Em segundo lugar, aparece a terra conhecida por produzir o maior abacaxi do estado, Tarauacá, com 36 focos de queimadas registrados em 2022. Xapuri, com 36; Rio Branco, com 35; e Sena Madureira, com 33, vêm em seguida.
Os municípios acreanos com os menores registros de queimadas no ano são Jordão e Porto Acre, com 4 ocorrências cada um.

A expectativa para a movimentação de dinheiro e fechamento de negócios na Feira Agropecuária do Acre em 2022 é alta. A informação é do secretário de Empreendedorismo e Turismo, Márcio Pereira, que diz esperar cerca de R$ 100 milhões movimentados durante os nove dias de Expoacre este ano.
Segundo Pereira, o apoio aos empreendedores na feira tem facilitado a propagação dos serviços dos expositores, a apresentação de produtos, bem como a organização de todo o evento. “Na última Expoacre, foram movimentados R$ 74 milhões. Nossa expectativa para esse é bem maior”, disse o secretário, devido ao retorno das atividades comerciais após dois anos de pandemia de Covid-19.
Esta é a 46ª Feira Agropecuária realizada pelo governo do estado e tem refletido em sucesso aos empresários e produtores participantes. “Este ano estamos cuidamos da infraestrutura do espaço do expositor, tanto para o produtor quanto para o público que irá visitar”, explica Pereira.
Por enquanto, o secretário confirma que muitos negócios já estão acontecendo na feira. “Até dezembro, estaremos atualizando as situações dentro da secretaria. Muitos programas foram realizados em apoio aos empreendedores e estamos vendo as situações que deram certo e as que não deram, priorizando a capacitação dos empreendedores e estudando o que é preciso fazer no setor para contribuir cada vez mais com o turismo do Acre, que possui capacidade turística muito grande e falta melhorar essa infraestrutura”, declarou Márcio.
Veja entrevista:

-
QUEM ESTAVA ERRADO?
Motoristas envolvidos em acidente que matou 5 mulheres trocam acusações perante delegado
-
TRAGÉDIA
Van envolvida em acidente que matou cinco mulheres atuava de forma clandestina
-
DISPUTANDO AS ELEIÇÕES
Em Brasília, Vanda Milani recebe apoio durante Convenção Nacional do PROS
-
POLÊMICA NAS REDES
Vídeo mostra blogueira do Acre fazendo suposto uso de substância parecida com “loló”
-
Cotidiano
Garoto de 4 anos toca berrante e chama atenção na Cavalgada da ExpoAcre 2022
-
IMPORTANTE
Vereador de Rio Branco propõe criação de escolas para autistas no Acre
-
SE DEU MAL
Homem tenta ferir policiais com faca e é ferido com cinco tiros
-
PANCADA FORTE
Vídeo mostra mulher sendo arremessada por carro em acidente