Conecte-se agora

Cidades do Juruá sofrem quinta pane do ano e ficam 9 horas sem sinal de internet e celular

Publicado

em

Pela quinta vez somente neste ano, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá ficaram cerca de 9 horas sem sinal de internet e celular. Nesse domingo, dia 15, os moradores ficaram das 11 horas da manhã até as 20 horas sem celular comunicação por internet.
Durante essas 9 horas, só os telefones de emergência, como da Polícia, Samu e Bombeiros puderam ser acessados. Esta já é a quinta pane do ano e além de interromper a comunicação entre as pessoas, a situação causa prejuízo para o comércio e limitações para os clientes, já que as operações com cartão de crédito e débito ficam suspensas, bem como a possibilidade de saques de dinheiro nos caixas eletrônicos da rede bancária.

A situação representa o descumprimento de um decisão da justiça do Acre por meio da juíza da Comarca de Cruzeiro do Sul, Adamarcia Machado.

No dia 5 de janeiro deste ano a magistrada determinou melhorias na telefonia em Cruzeiro do Sul sob pena de multa diária de R$ 10 mil a empresa Oi que fornece sinal para as demais na região. Determinou que em caso de queda do sinal, o restabelecimento tem que ser feito em no máximo, uma hora.

Segundo a decisão, o prazo máximo era de três meses para que fossem demonstrado os reparos necessários, como: substituições e ampliações de equipamentos existentes, intensificação das manutenções preventivas da rede e disponibilização de mais portas de internet banda larga. O prazo venceu dia 5 de abril mas a pane de 9 horas deste domingo, deixou claro o descumprimento da determinação judicial de restabelecimento do sinal em no máximo uma hora depois da interrupção.

A determinação é que seja também ampliada a cobertura da telefonia móvel na cidade, atendendo 100% do perímetro urbano e contemplando ainda as Vila Santa Luzia e São Pedro.

Na Ação que culminou com a decisão da juíza Adamarcia Machado, o Ministério Público, por meio da promotoria de Cruzeiro do Sul, alega que em várias partes da cidade, inclusive na área onde está situada a maior e mais importante unidade de saúde, o Hospital Regional do Juruá, há vários ‘pontos cegos’ que impedem a comunicação entre seus consumidores, devido à falta de torres em número satisfatório.

Na rede

Acidente em casa de farinha mata agente comunitário de saúde em Porto Walter

Publicado

em

Um agente comunitário de saúde do município de Porto Walter e trabalhador rural, identificado como Manoel Borges da Silva, conhecido por Dui, morreu na tarde desta terça-feira, 21, em um acidente em uma casa de farinha localizada na sua propriedade.

Segundo familiares, Manoel e a esposa estavam fazendo farinha no local quando ele foi atingido por uma peça do equipamento de cevar a mandioca. Momentos antes, ele havia pedido à mulher para se afastar enquanto manipulava o equipamento.

De acordo com informações da esposa de Manoel foi tudo muito rápido e ela já o viu caindo no chão. O trabalhador morreu cerca de cinco minutos depois de ser atingido na barriga pela peça que se desprendeu da engrenagem.

O corpo do agente comunitário de saúde será enterrado nesta quarta-feira, 22, em Porto Walter.

Continuar lendo

Na rede

Saúde de Cruzeiro do Sul suspende greve após prefeitura oferecer 5% de reajuste salarial

Publicado

em

Os servidores da saúde municipal de Cruzeiro do Sul, que estavam em greve desde o dia 31 de maio, suspenderam o movimento e retomaram o trabalho nesta quarta-feira, 22. A decisão, deliberada em assembleia, foi tomada depois que a prefeitura ofereceu 5% de reajuste salarial para a categoria como forma de recuperação das perdas salariais dos últimos dois anos.

O acordo foi firmado entre os representantes sindicais das categorias de enfermeiros, técnicos, agentes de endemias, do Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde (Sintesac), com a secretária Valéria Lima, em reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde.

“Logo depois da reunião com a secretária de Saúde nós fizemos uma assembleia no Sintesac e deliberamos voltar ao trabalho já amanhã” , contou Alcione Borges, que representa os enfermeiros.

Segundo a secretária Valéria Lima, o reajuste linear de 5% é o que a gestão pode oferecer agora sem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quanto ao adicional de insalubridade, outra exigência dos sindicatos, a secretária informou que a prefeitura já solicitou um laudo técnico para determinar a possibilidade de inclusão de um adicional ao salário dos servidores. Ela assegurou ainda que a prefeitura está promovendo a atualização das letras conforme o previsto no Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), e a construção de um plano de carreira para as categorias que ainda não possuem.

“O prefeito Zequinha Lima reconhece a importância do trabalho dos servidores da saúde e de quanto são merecidos os aumentos salariais. Contudo, existem limitações no orçamento que devem ser consideradas pela gestão. O importante é o constante diálogo entre a gestão e os trabalhadores”, disse a gestora da saúde.

Continuar lendo

Na rede

No Acre, homem é acusado de roubar gado de padre e vender a carne

Publicado

em

Agledson da Silva, conhecido como “Veio”, é acusado de roubar o boi de um padre morador do município de Mâncio Lima. O caso aconteceu no último sábado, 18, e o suspeito foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 21.

Segundo a polícia, o homem já havia vendido grande parte da carne do animal e alguns quilos ainda estavam em um freezer de sua casa. De acordo com o delegado José Obetânio, o acusado já tem dois mandados de prisão por tráfico de drogas e agora vai responder pelo roubo do boi do padre.

“Essa é a segunda vez que roubam gado da fazenda do padre, que fica próxima ao Bairro da Cobal. Nas duas vezes, prendemos os autores”, relatou o delegado.

Também nesta terça-feira, a Polícia Civil prendeu F.A. C, de 20 Anos, acusado de tráfico de drogas e organização criminosa em Mâncio Lima.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter paga salário, 50% do 13º e retroativo do piso para os professores

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter começou nesta terça-feira, 21, a pagar o salário de junho para os servidores públicos, além da primeira parcela do 13º salário e o retroativo de janeiro aos professores referente ao reajuste de 33,24% do Piso Nacional do Magistério. Os pagamentos se entendem até o dia 24, sexta-feira.

O prefeito César Andrade diz que a medida, que beneficia os servidores e aquece o comércio, é um presente pelo aniversário de 30 anos de emancipação política do município, que será comemorado neste sábado, 25.

“Pagar em dia os salários, direitos e conquistas dos servidores é obrigação do gestor e é melhor ainda, no aniversário da cidade, onde o comércio lucra e os servidores movimentam a economia. Estou cumprindo minhas obrigações e espero que Porto Walter tenha muitos anos de desenvolvimento e geração de emprego e renda para quem precisa”, concluiu o gestor.

A servidora Queila Silva afirma que é possível se programar contando com os pagamentos sempre no meio do mês e a antecipação do 13° salário. “Nos últimos anos tivemos o 13º antecipado e pagamento antecipado. Estamos falando de responsabilidade e de novas oportunidades”.

Calendário:

Dia 21/06/2022: Terça-feira, a prefeitura paga: Conselheiros Tutelares; Gabinete do prefeito; Gabinete do vice-prefeito; Procuradoria Jurídica; Sec. de Administração; Sec. de Agricultura; Sec. de Assistência Social; Sec. de Finanças; Sec. de Meio Ambiente; Sec. de Obras e Sec. de Planejamento;

Dia 22/06/2022: Quarta-feira: Secretaria de Educação; Professores Efetivos(será pago o Salário e o Retroativo referente ao mês de janeiro de 2022 obedecendo ao novo Piso Nacional); Professores Provisórios; Funcionários de Apoio (efetivos e provisórios) e Catraieiros.

Dia 23/06/2022: Quinta-feira: Secretaria de Saúde; Efetivos, provisórios e cargos comissionados; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Combate à Endemias; Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem.

Dia 24/06/2022: Sexta-feira: Adiantamento referente a 1ª parcela do 13° salário para todos os funcionários do quadro efetivo e comissionado.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!