Conecte-se agora

Saiba quando e como fazer a calibragem dos pneus

Publicado

em

Calibrar os pneus incorretamente pode trazer inúmeros problemas, como a diminuição da vida útil do objeto, prejuízo com gastos indesejados e torna-se ainda, riscos a condutores e passageiros.

O Mundo France, apresentado todos os sábados por Ricardo France no YouTube e aqui no ac24horas, é um canal voltado totalmente a notícias automobilísticas, no vídeo de hoje, você aprenderá a fazer uma perfeita calibragem.

Diferente do que muitos imaginam, saber o tempo certo para a realização desta atividade é bem simples. Se o uso de seu automóvel é frequente, a indicação é fazer a cada 500 km, e quando é pouco usado, a cada 30 dias.

A primeira dica para realizar a calibragem, é sempre fazê-la próximo a sua casa e saber qual pressão certa usar. Para isso, basta verificar o adesivo na parte interna da tampa do combustível ou no manual de instrução. Outro lugar para confirmar essa informação, é na descrição PSI, marcação presente em todos os pneus de carro e de moto.

O próximo passo é calibrar os pneus de acordo com a indicação verificada, sempre observando o limite para não ultrapassar, colocando um valor médio da pressão que foi indicada.

Tudo pronto, agora é partir para os benefícios gerados com a perfeita calibragem dos seus pneus, o primeiro, e mais comum, é a diminuição do consumo do combustíveis.

Veja o vídeo a seguir e saiba mais.

video
play-rounded-fill

Acre 01

Assaltante é ferido com dois tiros de fuzil após apontar arma de fogo para policiais em Rio Branco

Publicado

em

O assaltante Lucas Cauã de Lima Oliveira, de 18 anos, foi ferido com dois tiros e em seguida preso no final da tarde desta quarta-feira, 8, após apontar uma arma de fogo a uma guarnição Policial em uma área de mata no ramal do Rodo, no bairro Praia do Amapá, na região do segundo distrito de Rio Branco. Durante a ação da Polícia, o comparsa de Lucas, um adolescente de 15 anos, foi apreendido.

De acordo com informações da Polícia, a dupla estava no bairro Praia do Amapá, armada e roubando um motorista que trafegavam em seu veículo pelo local.

A guarnição Policial foi acionada via COPOM e recebeu as características dos assaltantes e em seguida se deslocou até a região em busca de prendê-los. Os criminosos, ao verem os policiais, se aproximando na viatura, correram para dentro de uma área de mata no ramal do Rodo na tentativa de fugir. Os policiais adentraram na mata e ao se aproximarem dos criminosos, Lucas apontou a arma de fogo na direção dos policiais e foi ferido com dois tiros de fuzil que atingiu os dois braços. Já o adolescente de 15 anos, ao ver o comparsa ferido, se jogou no chão e se rendeu.

Os Policiais Militares acionaram a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Lucas ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

O adolescente recebeu voz de apreensão e foi encaminhado juntamente com a arma de fogo à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. Lucas após receber alta médica será encaminhado a Delegacia.

Continuar lendo

Destaque 2

Advogadas de paciente que praticou racismo são impedidas de entrar no Hosmac

Publicado

em

O Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) foi palco de uma confusão na tarde desta quarta-feira, 8, envolvendo advogadas contratadas pela família da professora Marfiza Cardoso, 43, que foi flagrada praticando xingamemtos racistas contra um motoboy e a direção da unidade de saúde.

É que as profissionais contratadas pela família de Marfiza, afirmaram que tiveram cerceadas o direito como advogadas de acesso à cliente. A policia chegou a ser chamada até o local. “É crime a violação de prerrogativas, é crime negar o acesso ao cliente e nós teríamos que solicitar que a pessoa que estivesse negando o acesso fosse levada para a delegacia prestar explicações”, afirma a advogada Helane Cristina.

Um outro problema alegado pelas advogadas foi a dificuldade em ter acesso ao prontuário da mulher que está internada no Hosmac. “Tivemos uma discussão técnica sobre a procuração. Os funcionários estava. exigindo que a procuração fosse assinada pela própria cliente, o que seria impossível, já que eles mesmos não estav permitindo o acesso à ela. Só foi resolvido com a chegada do jurídico da Sesacre e na conversa de advogado para advogado houve o entendimento”, declarou Vanessa Cavalcante, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/AC.

A advogada Helane Cristina afirmou que o objetivo do acesso ao prontuário é verificar as condições de saúde da Marfiza e falou da estratégia da defesa. “Conversamos com uma médica que adiantou que é uma paciente conhecida do Hosmac e que se for preciso ela fará um laudo da paciente. Não pactuamos com o crime, o que fazemos é a defesa legal. O nosso primeiro passo é entrar com uma interdição judicial, ela vai passar por uma perícia e se o perito judicial entender, ela vai ser declarada incapaz”, afirma.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde e também do Hosmac, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto para devida manifestação da direção da unidade de saúde, caso haja interesse.

Assista a videoreportagem de Whidy Melo:

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Acre 01

Estudante tem vaga por cota racial negada, mas consegue liminar para medicina na Ufac

Publicado

em

Um candidata a vaga de medicina na Universidade Federal do Acre (UFAC) por cotas raciais, conseguiu liminar na justiça aprovando sua matrícula na instituição.

Láisa Hanna, de Manaus (AM) conquistou o direito de cursar a faculdade, mesmo a reserva sendo destinada para pessoas pretas e pardas.

Com a decisão, a estudante irá ingressar o curso enquanto o mérito é julgado. De acordo com a defesa, a lei não leva em consideração apenas a cor da pele, mas também sua ascendência, questão negada pela Ufac.

Os recursos foram abertos em Brasília, em que foi apresentado laudo que classifica Láisa como parda, assim estando dentro dos requisitos obrigatórios.

Em nota, a universidade declara que os procedimentos que regulamentam a autodeclaração dos candidatos às modalidades de cotas raciais são exclusivamente o fenótipo, o que está previsto no artigo 7° da Resolução do Conselho Universitário (Consu).

“Para fins de validação do termo de autodeclaração étnico-racial de candidatos às vagas reservadas aos candidatos pretos e pardos, o critério para análise é exclusivamente o fenótipo, excluídas as considerações sobre ascendência. $1º Entende-se por fenótipo o conjunto de características físicas visíveis do indivíduo, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e traços faciais, que, combinados ou não, permitirão validar ou invalidar a sua condição de beneficiário de vaga reservada para candidato negro (preto ou pardo), afirma o comunicado.

Continuar lendo

Destaque 6

Comissão de Ministérios quer zerar desmatamento até 2030

Publicado

em

Reunida pela 1ª vez nesta quarta-feira (8) a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD) que zerar o desmatamento no Brasil até 2030. O grupo foi instituído no atual governo.

O esforço interministerial também busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar renda e qualidade de vida para a população que vive e se relaciona com a floresta.

A agenda de trabalho prevê prazos para entrega dos planos de ação para cada bioma: os primeiros 45 dias para a Amazônia, os 90 dias subsequentes para o Cerrado e depois Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. A meta é ter todos os planos setoriais já em implementação até agosto.

O PPCD vai integrar ações de 19 ministérios e será presidido pelo ministro Ruy Costa, da Casa Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.