Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidores da Saúde fazem novo protesto e fecham trânsito na região do PS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sindicato dos Servidores em Saúde do Acre (Sintesac) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), mais um manifesto dentro do movimento de greve desencadeado contra o governo do estado. Desta vez, o protesto ocorreu no Pronto Socorro de Rio Branco, onde os atendimentos ambulatoriais, exames e outros procedimentos que não são de urgência foram suspensos.


O trânsito nas principais avenidas das imediações do PS, como a Getúlio Vargas e a Nações Unidas foi fechado por determinado período pela manifestação. Os grevistas exigem que o governo sente para negociar agora o percentual do reajuste, que segundo a categoria, não corresponde à metade do que foi prometido.

Anúncios


“O governo já mandou (para a Assembleia) o projeto da etapa alimentação e do auxílio saúde, mas o reajuste não é nem a metade do que ele se comprometeu. Então, o movimento seguiu hoje, nós suspendemos agora à tarde, e retomaremos na segunda-feira com concentração lá na Policlínica do Tucumã”, disse Adailton Cruz, presidente do Sintesac.


O presidente do sindicato também informou que na próxima terça-feira (22) os servidores se concentrarão na Assembleia Legislativa (Aleac) e afirmou que o movimento grevista só deliberará pela interrupção da paralisação quando todos os projetos chegarem à Aleac e forem aprovados. Também há a exigência da publicação de edital para concurso público na área da Saúde.


“Chegaram dois projetos, etapa alimentação e auxílio saúde, mas ainda falta o reajuste e o valor precisa mudar; e, também, a publicação do edital para o concurso público para a Saúde, que hoje tem um déficit de quase três mil trabalhadores e a gente precisa repor isso porque não tem condições de a gente trabalhar da forma que está”, complementou Cruz.


De acordo com o governo, já foram encaminhados à Assembleia os projetos do Auxílio Alimentação e o Auxílio Temporário de Saúde (ATS) dos servidores, incluindo o quadro provisório em extinção do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac). Sobre a votação dos PLs e a remessa dos outros projetos irá ocorrer após a pauta ser destrancada (em razão dos vetos pendentes de apreciação).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido