Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bocalom deve colocar frota emergencial de ônibus para operar na sexta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os ônibus da empresa Rico devem começar a circular em Rio Branco a partir da próxima sexta-feira, 11. As linhas que foram abandonadas pela Auto Viação Floresta passarão a ser atendidas em caráter emergencial pela nova empresa. A medida faz parte da intervenção operacional e financeira realizada pelo prefeito Tião Bocalom que tem validade de 120 dias e que visa garantir o direito constitucional ao transporte à população da capital e resguardar o direito dos trabalhadores do sistema.


De acordo com o interventor do sistema, Randerson Braña, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) implementou uma série de medidas para restabelecer o serviço, visto que, as concessionárias suspenderam o atendimento à população, ignorando as garantias constitucionais. “A prefeitura não tem nenhum interesse em controlar as empresas, mas o sistema de transportes é uma concessão pública e o Município não pode assistir calado, determinadas interferências nas concessionárias que venham prejudicar o cidadão que tem o direito constitucional a ter acesso ao transporte público”, explicou.

Anúncios


“A ideia da intervenção principal era de que a Prefeitura tivesse a gerência, o controle e a fiscalização total do que estava acontecendo nas duas concessionárias. Nunca foi a intenção da Prefeitura entrar nas empresas, dentro das garagens como estamos fazendo neste momento. Isso só aconteceu porque as empresas disseram que, a partir daquela data, não operariam mais. A Prefeitura, tendo como responsabilidade manter este serviço, que é essencial, resolveu intervir diretamente para não deixar a população desassistida”, destacou Randerson.


“Todas as linhas que foram abandonadas e todas as linhas que são de responsabilidade da Auto Viação Floresta serão assumidas pela empresa Ricco”, explicou o interventor. O decreto de intervenção busca também uma ação da Prefeitura para continuar a exigir que as empresas cumpram suas obrigações referentes aos trabalhadores.


“Na quinta-feira, dia 10 de fevereiro, a RBTrans deverá emitir as ordens de serviços e na sexta-feira, 11, a empresa Ricco deverá iniciar suas operações emergenciais”, finalizou Randerson.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido