Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 50% dos acreanos estão vacinados com duas doses de vacina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados divulgados pelo deputado estadual Jenilson Leite (PSB) nesta terça-feira, 25, apontam que o estado do Acre tem 50,24% da população vacinada com duas doses da vacina contra a Covid-19. Com os gráficos elencados pelo parlamentar, Leite garante que há condições de o estado avançar ainda mais neste sentido.


“Em tese a responsabilidade direta da vacinação é dos municípios, mas em um momento como esse, não podemos deixar isso só na mão das prefeituras. Precisamos criar estratégias para ampliar essa capacidade de imunização. O avanço da vacinação é a estratégia fundamental para evitar um colapso na rede pública de saúde e mortes”, declarou.

Anúncios



Apesar de o número de novos casos de Covid-19 ter aumentado significativamente no Acre, existe diferença entre a primeira, segunda e a atual terceira onda da pandemia, que está no número de internações.


O deputado Jenilson, que também é médico infectologista, afirma com base nos dados que durante um período de oito dias, os números de internações eram, em sua maioria, superiores aos de casos confirmados diariamente.



Em 2020, num comparativo de oito dias, o cenário era parecido, cresceu o número de novos casos, mas também aumentaram as internações. Em 2021, os números de casos cresceram, mas o número de internações é absolutamente baixo.


Já o gráfico de 2022, mostra que mesmo o Acre registrando 1.529 testes positivos em um dia, o maior número de novos casos desde o início da pandemia, apenas 37 pessoas estavam internadas, ou seja, pouco mais de 2% das pessoas que testaram positivo precisaram de tratamento hospitalar.



“São na maioria pessoas que não se vacinaram ou receberam apenas uma dose. Isso é o resultado da vacina em nossa população. Nos dois primeiros picos da pandemia, as internações eram muito mais altas que os novos casos diários, as nossas UTIs estavam lotadas e com pessoas nas filas por um leito”, disse Jenilson.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido