Menu

Pesquisar
Close this search box.

Enem 2021 tem quase 28% de abstenção de candidatos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 4,8 mil estudantes não compareceram ao 1º dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no Acre. Dos 17.608 inscritos no Enem impresso 27,5% não foram fazer as provas. No Enem digital a abstenção foi maior ainda: de 768 inscritos, 43,5% não compareceram.


O número de faltosos é menor que o do último exame, quando mais de 20 mil acreanos deixaram de fazer o teste -ou 51% do total. A pandemia da Covid-19 foi responsável pela grande ausência naquele exame.

Anúncios


No País, dos 3.109.800 inscritos confirmados, 74% compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o exame neste domingo, 21 de novembro, em 1.747 municípios brasileiros.


No caso do Enem impresso, 74,5% dos 3.040.907 inscritos fizeram as provas. Já na modalidade digital, 53,9% dos 68.893 participantes com inscrições confirmadas compareceram. Foram realizadas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.


O segundo dia do exame será no próximo domingo, 28 de novembro. Os participantes resolverão itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos do Enem 2021 até 1º de dezembro, conforme previsto em edital.


Quem não compareceu a este primeiro dia do exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2021 (impresso e digital) poderá solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro. No momento da solicitação, será necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde.


O participante que tiver a documentação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.


O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido