Menu

Pesquisar
Close this search box.

Estudo sobre indicadores de mobilidade no Brasil passará pelo Acre em novembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Observatório SAE Brasil, que está estudando as necessidades de mobilidade de mais de 40 cidades em 24 estados brasileiros, vai passar pelo Acre neste mês de novembro. As cidades onde o projeto vai coletar informações são Xapuri, no dia 21/11, e Rio Branco, no dia 24/11.


O casal Ariane Marques e Tobias Hückeholfen são os personagens do projeto inovador que vai levantar informações sobre os diversos indicadores de mobilidade, como a urbanização das vias, transporte público, idade das frotas, acessibilidade, conectividade, entre outras informações, procurando entender as necessidades de cada lugar visitado.

Anúncios


A dupla está rodando 24 estados brasileiros durante um período de 10 meses, cabendo ao alemão Tobias Hückeholfen a tarefa de captar imagens e mostrar toda a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil, que é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimento em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.


A bordo de uma Mercedes Benz Sprinter 416 CDI, pilotada pela brasileira Ariane Marques, os pesquisadores estão chegando aos destinos mais remotos do Brasil, com a missão de contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro das grandes cidades. Todo o material coletado será consolidado e trabalhado tecnicamente pela associação SAE Brasil.


Apaixonada pelo setor automotivo e graduada em química, Ariane é a principal motorista, enquanto o alemão Tobias, cativado pela cultura brasileira, faz a captação das imagens. Eles contam que têm participado de eventos sobre as tecnologias do futuro da mobilidade e percebem que, em suas viagens, a realidade está distante para grande parte da população brasileira.


“Quase 100 milhões de brasileiros vivem em pequenos municípios, sem transporte público, conectividade e com infraestrutura básica. A mobilidade é um importante driver para desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. A falta de informações sobre mobilidade nas regiões remotas nos provocou a criar o projeto”, explicam.


Do ponto de vista humano, muito mais do que transporte, mobilidade é a capacidade de movimentação das pessoas para as diversas atividades sociais, o acesso à educação, trabalho, saúde, lazer. O levantamento das informações deve servir como suporte para novas políticas públicas e para que as indústrias possam ser mais assertivas nas propostas de tecnologias e soluções.


É possível acompanhar o projeto pelo site do Observatório SAE Brasil e pelo Instagram @observatoriosaebrasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido