Menu

Pesquisar
Close this search box.

Protagonismo empresarial apoia moveleiros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O segmento moveleiro conquistou mais uma importante vitória. No último dia 2 de setembro, em solenidade realizada na sede do Polo Moveleiro de Epitaciolândia, foram entregues licenças ambientais para 11 marcenarias dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Tudo isso graças ao esforço conjunto da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis) e Sebrae no Acre – para a realização de consultorias que viabilizaram a elaboração dos projetos para a solicitação da licença ambiental e os planos de negócios para a regularização das concessões dos terrenos de cada empresa –, além do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que disponibilizou uma estrutura focada para este fim, agilizou e reduziu taxas.


Assim, estes empresários foram atendidos pelo programa Protagonismo Empresarial, que, neste ano, também vem atendendo ao setor industrial, auxiliando na criação de um núcleo do setor neste municípios, a fim de que estes empresários consigam identificar e buscar soluções para causas coletivas, como as licenças ambientais. “Com esse apoio integrado, as empresas poderão atuar de forma mais organizada e responsável, possibilitando agregação de valor em seus negócios e, assim, o setor industrial vem assumindo com cada vez mais veemência seu papel de protagonista no processo de desenvolvimento e fortalecimento da economia local”, pontua José Adriano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).

Anúncios


O presidente do Sindmóveis, Augusto Nepomucena, enaltece o apoio recebido pelas entidades, bem como do Governo do Estado, em atender a essa antiga reivindicação, por meio da Seict e Imac. “Esta é uma reivindicação antiga, a dificuldade burocrática sempre foi uma grande barreira. E, somente com a união e compreensão de todos, foi possível, agora, nossos companheiros de Brasileia e Epitaciolândia obterem suas licenças. Estamos muito gratos por este momento”, comemorou Nepomucena.



De acordo com o secretário Anderson Abreu, com relação à regularização fundiária, a Seict vem desenvolvendo ações com vistas ao registro dos polos e dos processos para a emissão de concessões dos terrenos e galpões. “Mas de fundamental importância, também, foi a estruturação do Imac para proceder com o atendimento focado neste segmento, bem como na redução do valor da taxa para R$ 300, tornando acessível para qualquer marceneiro”, observou.


ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – A deputada Vanda Milani, que prestigiou o evento, agradeceu o empenho e a união de todos, uma vez que o setor moveleiro sofre muito devido às legislações ambientais e à falta de compreensão com a atividade. Segundo o assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assurbanipal Mesquita, o programa Protagonismo Empresarial vem atuando na intenção de formar núcleos empresariais de moveleiros nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul ainda neste ano.


“O Sebrae no Acre vem apoiando fortemente a indústria local, tendo suprido este segmento com diversos produtos e iniciativas que atendam às suas demandas. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento, estimulando o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos”, declarou Marcos Lameira, superintendente do Sebrae no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido