Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre contribui com 4% do desmatamento da Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Imazon indicam que uma área de floresta quase do tamanho do município do Rio de Janeiro foi desmatada na Amazônia Legal apenas em maio de 2021.


Foram detectados 1.125 km² de desmatamento no período, maior saldo da série histórica para o mês dos últimos 10 anos.

Anúncios


Esta é a terceira vez consecutiva que a destruição no bioma bate o recorde em uma década: março e abril também registraram os piores índices desde 2012. As informações são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a Amazônia Legal via satélites.


Segundo o Imazon, o Acre contribuiu com 4% no desmatamento no período. No entanto, quando se compara o desmate de maio deste ano com maio de 2020, o aumento é de 74%.


A área desmatada em maio deste ano foi 70% superior à registrada no mesmo período de 2020, que foi de 660 km². “Esse aumento expressivo em maio é muito preocupante porque estamos entrando na estação seca, que na maior parte da Amazônia Legal ocorre entre junho e setembro, quando historicamente são registrados os picos de desmatamento do ano”, comenta o pesquisador do Imazon Antonio Fonseca.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido