Menu

Pesquisar
Close this search box.

MP em Xapuri pede transparência sobre vacinação e ações contra Covid-19 e dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O promotor de justiça Juleandro Martins, da Unidade Ministerial de Xapuri, pediu informações aos representantes município sobre o funcionamento da Unidade de Referência para o atendimento dos pacientes suspeitos de Covid-19 nos feriados e fins de semana, além do plano de vacinação contra o novo coronavírus e as ações de combate ao surto de dengue que o município enfrenta.


Em reunião com o promotor, ocorrida ainda na semana passada, o prefeito Ubiracy Vasconcelos disse que sobre a transparência do plano de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) enviará ao MP, toda sexta-feira, a relação das pessoas que receberam os imunizantes no município.

Anúncios


No caso das unidades de referência para o atendimento da Covid-19, o promotor lembrou que em outra reunião, realizada em janeiro passado, foi feito um acordo entre o município e o representante do Hospital Epaminondas Jácome para a dispensação de medicamentos para o coronavírus nos feriados e fins de semana, mantendo aberta a farmácia básica no período de 10h às 12h.


Quanto à realização de exames para Covid-19, o gerente do hospital Epaminondas Jácome, Josimar dos Santos, informou que a unidade não possui os testes swab (RT-PCR), ficando ajustado que o município encaminharia testes rápidos, de modo que não houvesse interrupção no atendimento da população durante os fins de semana.


O prefeito Ubiracy Vasconcelos e o secretário municipal de Saúde, Wagner Menezes, garantiram que nos feriados prolongados, manterão aberta pelo menos um dia a unidade de saúde de referência para atendimento dos casos suspeitos de Covid-19.


Em relação ao surto de dengue, o secretário de Saúde informou que “estão sendo realizadas campanhas de conscientização à população por meio de mensagem publicitária, e, ainda, vistorias por parte de agentes de Saúde em cada residência”.


CAPS Xapuri

O prefeito de Xapuri também informou que já foi enviado para o Ministério da Saúde o projeto para implantação do Centro de Apoio Psicossocial do município (CAPS), e que está buscando uma parceria com os demais prefeitos do Alto Acre para fazer um convênio/consórcio.


Além dessas medidas, ficou acordado que o município deverá ter uma equipe de referência técnica em saúde mental para atendimento contínuo dos pacientes acometidos de transtornos mentais. Para isso, será criada uma comissão para fazer um levantamento da composição ideal dessa equipe e de que servidores do município dispõe nessa área.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido