Menu

Pesquisar
Close this search box.

Exoneração de veterinários do IDAF pode colocar Acre em rota de colisão em inspeção da aftosa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A exoneração de pelo menos 9 médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) do Acre nesta quarta-feira de cinzas, 17, acendeu a luz vermelha de alerta para os pecuaristas do Acre. Isso porque os profissionais demitidos pelo governador Gladson Cameli são responsáveis pela fiscalização do rebanho em todos os 22 municípios acreanos e peças fundamentais para manutenção do certificado de reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação.


Como o Estado obteve o benefício em agosto do ano passado, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em março deste ano, técnicos do ministério estarão novamente no Acre fiscalizando a situação para a renovação da certificação. O grupo de veterinários faz parte das mais de 40 exonerações ocorridas hoje, cujo a maioria seria de indicação do deputado Neném Almeida.

Anúncios


O MAPA já havia notificado o Estado em 2019 após um grupo de veterinários ter sido exonerado na época em que o governador demitiu mais de 300 cargos comissionados. Vários profissionais foram exonerados e dias depois nomeados novamente pelo vice-governador Major Rocha, que estava no exercício da função.


O território acreano possui, aproximadamente, 3,5 milhões de bovinos que geram, anualmente, renda de R$ 1,5 bilhão. Há 14 anos, o estado era reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre de aftosa com vacinação. Desde novembro de 2019, a aplicação da vacina contra a doença deixou de ser obrigatória. Das 27 unidades federativas do país, apenas Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e regiões dos estados do Amazonas e de Mato Grosso possuem esta qualificação, que facilitam a exportação da carne para o exterior.


O presidente do Sindicarnes, empresário Nenê Junqueira, afirmou ao ac24horas que espera a situação seja resolvida da melhor forma possível devido a medida causar preocupação no mercado local. “Essa situação dos veterinários nos preocupa muito. Tem veterinário que trabalha em inspeção de frigorífico e isso nos deixa bastante apreensivos. Mas eu tentei entrar em contato com o governador, deixei uma mensagem para ele externando nossa preocupação e pedindo uma análise com carinho na questão dos veterinários. A gente não interfere em questão política, a gente não entra nesse mérito, não é interesse nosso. A gente só que os veterinários pois ocupam funções técnicas, mas falei com o presidente do IDAF hoje, mas eles estão vendo para resolver o mais rápido possível, nós temos confiança que o governo resolva isso o mais breve possível”, disse.


A reportagem procurou o diretor-presidente do IDAF, Chico Tum, que inicialmente afirmou que poderia ter uma resposta concreta após falar com a Casa Civil, mas antecipou que estão sendo tomadas todas medidas necessárias para resolver essa questão o mais rápido possível. “Nem o IDAF, nem outros setores serão prejudicados”, destacou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido