Menu

Pesquisar
Close this search box.

Consórcio de Estados intermedia compra de 700 mil doses da vacina russa para o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para não ter que esperar por vacinas por parte do governo federal, um consórcio formado por Estados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste tentam negociar a compra de milhões de doses da vacina Sputnik V produzida por um laboratório ligado ao governo da Rússia.


Mesmo ainda não tendo autorização para fazer a compra direta, os Estados ingressaram com uma ação no Supremo Tribunal Federal visando ter aval para aquisição já que o governo federal tem exclusividade na compra e distribuição da CoronoVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, no Estado de São Paulo.

Anúncios


Como a distribuição da vacina paulista produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac tem sido lenta devido aos trâmites burocráticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também da dificuldade de trazer insumos de outros países para produção em larga escala, os governos estaduais negociam por fora até ter uma autorização judicial.


Na tarde desta quarta-feira, 10, Cameli revelou ao ac24horas que repassou ao consórcio que o Acre tem interesse de adquirir 700 mil doses, quantidade suficiente para imunizar 350 mil habitantes, dos 860 mil que residem no Estado.


“Estamos trabalhando numa forma de acelerar. Existe a ação no Supremo e os governos estão trabalhando numa saída”, disse Cameli.


O ac24horas apurou que o governador Flávio Dino, do Estado do Maranhão, é quem intermedia junto os russos a logística da compra. Num grupo de WhatsApp formado por governadores da Amazônia Legal, Dino afirmou que já iria negociar preços e prazos com os russos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido