Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aparelho de radioterapia parado há 4 anos deve voltar a funcionar ainda neste mês

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O único aparelho de radioterapia que auxilia no tratamento contra o câncer no Acre deve voltar a funcionar antes do mês de fevereiro de 2021. O equipamento estava parado desde 2017, quando precisou interromper os atendimentos para manutenção.


De acordo com equipes do Hospital de Câncer do Acre (Unacon), faltam poucos ajustes para que o aparelho volte a funcionar e atender os pacientes. A previsão é que no fim deste mês de janeiro já esteja trabalhando.

Anúncios


A máquina começou a apresentar falhas por volta de 2016 e deixou de funcionar de vem no ano seguinte. Com isso, mais de 500 pacientes acreanos em tratamento de câncer tiveram de viajar por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para dar continuidade à radioterapia.


A maioria viajou para Amazonas e Rondônia. Um dos problemas ocasionados pela falta do aparelho no estado é que muitos pacientes abandonaram o tratamento devido às dificuldades de se tratar fora de casa.


Atualmente, cerca de 40 pessoas já aguardam a máquina voltar a funcionar para continuar o tratamento no Acre. De acordo com o Unacon, os atendimentos devem ser retomados até o final de janeiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido