Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo do Acre lança plano de vacinação contra Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) apresentou na tarde desta terça-feira, 12, através de uma live no canal do Telessaúde no YouTube, o Plano Estadual de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. O estado vai contar com vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan.


Da Fiocruz, que serão enviadas pelo Ministério da Saúde para imunizar os grupos prioritários, serão 500 mil doses a serem aplicadas nos trabalhadores da saúde, educação, forças de segurança e salvamento, pessoas acima de 60 anos (divididas por fase e faixa etária), indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes severas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo e portuários; e, ainda, população privada de liberdade e funcionários desse sistema.

Anúncios


Outras 700 mil doses adquiridas pelo Estado – produzidas pelo Instituto Butantan – serão para a vacinação do público da faixa etária de 20 a 59 anos que não estejam incluídos nos públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ambas serão aplicadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre uma e outra.


No Acre, a estratégia de vacinação será dividida em três fases, inicialmente:


Fase 1: trabalhador da saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos institucionalizadas (que estejam em asilos ou casas de repouso), populações indígenas e povos e comunidades ribeirinhas;


Fase 2: pessoas entre 60 e 74 anos de idade, sadias que podem se deslocar;


Fase 3: pessoas com comorbidades, que são doenças preexistentes.


No momento, a Sesacre aguarda a aprovação da Anvisa para formular a logística de entrega de vacina ao estado do Acre. “Assim que recebermos as vacinas, estaremos enviando aos municípios e abrindo oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Renata Quiles.


A previsão é de que a campanha só irá acabar quando o maior número possível de pessoas for imunizada. O Acre estima contar com uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de doses de vacinas.


O público de 0 a 18 anos de idade não será vacinado nesta etapa, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, bem como grávidas também não podem tomar a vacina. Atualmente, o Acre conta com um estoque de 700 mil seringas (Estado e Municípios) se prepara para aquisição de mais de 1.100.000 de seringas, sendo que o Ministério da Saúde ainda irá enviar cerca de 500 mil unidades.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido