Conecte-se agora

Encceja: inscrições começam nesta segunda (11)

Publicado

em

Candidato precisa realizar o cadastro no portal do Governo Federal

Começam hoje (11) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que poderão ser feitas até o próximo dia 22, no Sistema Encceja. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

O exame é aplicado para estudantes interessados em obter o certificado da educação básica: ensino fundamental – com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; e médio – idade mínima exigida é 18 anos.

As inscrições são gratuitas, mas se o candidato não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá pagar o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que será gerado pelo sistema ao final do ato de inscrição. A consulta do resultado da justificativa de ausência já está disponível.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o GRU estará disponível na próxima semana e poderá ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Para acessar a Página do Participante do Encceja, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais e são necessários para acompanhar a situação da justificativa e da inscrição.

Provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.

A avaliação para o ensino médio contempla ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Cronograma

Inscrição: 11 a 22 de janeiro de 2021

Pagamento da GRU: 11 a 27 de janeiro de 2021

Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021

Resultado da solicitação: 1º de fevereiro de 2021

Recurso da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021

Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021

Solicitação de tratamento pelo Nome Social: 11 a 22 de janeiro de 2021

Resultado da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021

Recurso da solicitação:  1º a 5 de fevereiro de 2021

Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021

Provas: 25 de abril de 2021

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Acre

Nicolau participa da inauguração de usina de energia solar

Publicado

em

Encravada na selva amazônica, dentro da área territorial de Marechal Thaumaturgo, a Vila Restauração ganhou hoje a primeira usina de energia solar, instalada pela Energisa, em área habitada na região norte. O ato de inauguração da central fotovoltaica aconteceu nesta segunda-feira(5), diante de dezenas de moradores que por anos esperaram a chegada da energia em suas casas. O presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior esteve na comunidade pela segunda vez esse ano, para acompanhar o histórico momento.

“Quando a energia elétrica chega muda tudo. E aqui, vocês que estavam a tanto tempo sem esse serviço essencial, agora terão suas vidas transformadas, e para melhor”, disse.

Nicolau lembrou que o governo do Estado também está executando melhorias na comunidade. Ele citou a recuperação da pista de pouso, que passo por melhorias e a instalação de rede de água. Em maio, quando a Energisa lançou a obra, Nicolau também estava na comitiva, e prometeu aos moradores que voltaria para acompanhar a inauguração.

“Eu estava tão ansioso quanto vocês, porque a gente sabe o significado desse benefício para todas as famílias. Com energia em casa a qualidade de vida vai melhorar e vai continuar melhorando com os investimentos do governo aqui”, pontuou. Na Vila Restauração moram 200 famílias. A rede de energia vai atender 293 residências com 222 unidades conectadas, sendo 14 comerciais e 15 serviços públicos.

Estiveram no evento José Adriano Mendes Silva, diretor da Energisa, o governador Gladson Cameli, o prefeito de Marechal Thaumaturgo Isaac Piyãko,o secretário estadual da Fazenda, Rômulo Grandidier, o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem, Petronio Antunes, o prefeito do município de Jordão, Naldo Ribeiro, o vice-prefeito de Marechal Taumaturgo, Valdelio Furtado, o presidente da câmara dos vereadores de Marechal Taumaturgo, vereador José dos Santos Furtado e demais autoridades.

Continuar lendo

Cotidiano

Gonzaga agradece Gladson por entrega do aeródromo de Porto Walter

Publicado

em

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, acompanhou o governador Gladson Cameli e duas agendas de inaugurações no Vale do Juruá na segunda-feira (25) e terça-feira (26).

A primeira agenda foi a entrega das obras de restauração do aeródromo de Porto Walter. O deputado agradeceu ao governador pela obra e lembrou da importância do aeródromo para os moradores da região.

“Este é um momento muito importante pra Porto Walter, pois se trata de um sonho que está sendo realizado. O mais importante que é uma realidade e não uma promessa. Quero agradecer ao governador Gladson e ao diretor do Deracre, Petrônio, por essa obra tão fundamental”, disse Gonzaga.

Já na terça-feira, Gonzaga participou da inauguração da usina solar fotovoltaica, instalada na Vila Restauração, na Reserva Extrativista do Alto Juruá, que atenderá 200 famílias.

“Esse é um trabalho que envolve sustentabilidade, respeito à população e preservação do meio ambiente. Parabéns a todos os trabalhadores, no nome do presidente José Adriano, pelo empenho e compromisso para mudar a vida dessas famílias. E ressalvo ainda, que a comunidade da Vila Restauração foi escolhida para receber a primeira antena 4G da TIM na região, em parceria com a Energisa”.

Continuar lendo

Cotidiano

Estúdio de Rio Branco sedia exame internacional da Escola Nacional do Ballet

Publicado

em

O Estúdio Lia Carvalho Ballet, sedia no dia 11 de novembro o exame internacional da Escola Nacional de Ballet de Cuba, instituição especializada no treinamento de alunos e professores de ballet clássico, com sede em Havana, Cuba.

As bailarinas serão avaliadas por uma examinadora internacional a partir de critérios de técnica e performance. Após a avaliação será apresentado relatório individualizado indicando os pontos positivos e pontos a melhorar de cada aluna, permitindo o aperfeiçoamento contínuo.

As alunas aprovadas no exame receberão certificado internacional de ballet, emitido diretamente pela Escola Nacional do Ballet de Cuba no Brasil.

Com professora credenciada a rede internacional de ensino, o Estúdio Lia Carvalho Ballet é pioneiro na realização de exames internacionais de ballet clássico no estado do Acre, oferecendo aos seus alunos aulas focadas na técnica clássica, com treinamento contínuo.

Para acompanhar o trabalho do Estúdio siga-o nas redes sociais @liacarvalhoballet

Continuar lendo

Cotidiano

TJ tem expediente normal na quinta-feira (28) e transfere feriado para sexta (29)

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre transferiu para sexta-feira (29) o feriado relativo ao Dia do Servidor comemorado na quinta-feira, 28 de outubro.

Além disso, a segunda-feira, dia 1º de novembro, foi decretado ponto facultativo por conta do Dia de Finados (2/11).

Portanto, o Judiciário trabalhará com expediente normal, das 7h às 14h, na quinta-feira, 28. Mas, entre os dias 29 de outubro (sexta-feira) e 2 de novembro (terça-feira) funciona em regime de plantão.

O TJ informa que se houver prazos processuais que se iniciem ou se completem nos dias dos feriados e do ponto facultativo, ficam automaticamente prorrogados para o dia seguinte.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas