Conecte-se agora

Sars CoV-2 é capaz de infectar tecido adiposo, uma das razões de casos graves em obesos e idosos, aponta estudo

Publicado

em

Estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sugere que os tecidos adiposos são suscetíveis à infecção pelo Sars CoV-2. Essa seria uma das razões da maior evolução de casos graves de Covid-19 em obesos e idosos.

“Temos células adiposas espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade e tamanho ainda maior. Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2”, explica Marcelo Mori, professor do Instituto de Biologia (IB) e coordenador da pesquisa.

“Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células”.

Os experimentos são feitos em laboratório com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Outro ponto, de acordo com o estudo, é que a infecção na célula de gordura é mais eficiente quando ela está mais envelhecida – os cientistas usaram radiação ultravioleta para “mudar a idade” das células. Ao medir a carga viral 24 horas depois, ela estava três vezes maior, o que sugere a gravidade em pacientes idosos.

“Usamos a radiação UV para induzir no adipócito um fenômeno conhecido como senescência, que ocorre naturalmente com o envelhecimento. Ao entrarem em senescência, as células expressam moléculas que recrutam para o local células do sistema imune. É um mecanismo importante para proteger o organismo de tumores, por exemplo”, explica Mori.

É importante ressaltar que o estudo ainda não foi publicado e deverá ser ampliado pelos pesquisadores. Outros fatores contribuem para uma maior suscetibilidade de casos graves em idosos e obesos, como o fato de serem mais acometidos por doenças crônicas, diabetes, hipertensão, por exemplo.

*Com informações da Agência Fapesp.

Cotidiano

Homem é encontrado morto em terreno com perfurações de faca, em Rio Branco

Publicado

em

Djovam Rosa dos Santos, de 35 anos, foi encontrado morto a golpes de faca na manhã desta sexta-feira, 9, no terreno de sua residência situada no Beco do Abacaxi no bairro Ayrton Senna, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Djovam foi encontrado por populares que passavam pelo local. A vítima trabalhava em uma fazenda e a polícia acredita que criminosos invadiram a sua residência e o feriram a golpes de faca. Mesmo ferido, Djovam ainda conseguiu sair de sua casa e caiu no terreno.

Policiais Militares do 1° Batalhão foram acionados e quando chegaram ao local encontraram a vítima sem vida com três perfurações de faca na região do ombro, costas e peito.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e o Médico atestou o óbito de Djovam.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os devidos procedimentos.

Na região nenhum morador soube informar o que aconteceu, pois impera a lei do silêncio imposta pela organização criminosa que domina o local.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE), da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Cotidiano

Agências do INSS estarão fechadas nesta sexta-feira de jogo do Brasil

Publicado

em

As agências do Instituto Nacional de Seguro Social anunciou que as agências estarão fechadas nesta sexta-feira (9) devido ao jogo do Brasil contra a Croácia na Copa do Mundo.

A medida segue orientação da Portaria do Ministério da Economia nº 9.763/2022, O instituto ressalta que as agências estarão fechadas, mas os canais de atendimento remoto seguem disponíveis para o cidadão ao longo do dia.

Central 135

A Central 135 também terá um funcionamento especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

Por meio do atendimento eletrônico do 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter Informações de pagamento. As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular paga apenas o valor de uma ligação local.

Meu INSS

O Meu INSS seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular.

Pelo Meu INSS, é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. O cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Continuar lendo

Cotidiano

Membros do governo temem ações de Moraes contra Bolsonaro após Lula assumir

Publicado

em

Ministros, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e interlocutores de Jair Bolsonaro (PL) ouvidos pela CNN sob reserva, temem uma possível “manobra” do Poder Judiciário para prender o presidente. Eles, no entanto, não deixam claro por quais crimes o presidente poderia ser punido.

Um dos interlocutores do presidente disse que está “claro” que o ministro Alexandre de Moraes manteve o inquérito das fake news até hoje para usar como pretexto para uma possível ação contra Bolsonaro.

Além disso, essa mesma fonte questiona a razão de o ministro do STF Luís Roberto Barroso ter decidido prorrogar por 60 dias a apuração da CPI da Pandemia. A investigação foi uma das que mais afetaram politicamente o governo Bolsonaro

Outro ministro do governo disse que, após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “serão criadas narrativas contra o presidente Jair Bolsonaro”.

Este ministro usa como exemplo o fato de parlamentares terem suas redes sociais bloqueadas após questionarem a lisura do processo eleitoral. Esta decisão, do ministro Alexandre de Morais, foi revertida nesta quinta feira para alguns dos políticos que haviam sido afetados.

Continuar lendo

Cotidiano

Copa do Mundo: Saiba onde assistir os jogos da Seleção Brasileira, em Rio Branco

Publicado

em

Com o maior evento de futebol do planeta acontecendo no Catar, bares e restaurantes se preparam para transmitir os jogos, assegurando uma programação especial para atrair os torcedores.

Nesta sexta-feira, 09, a Seleção Brasileira entra em campo contra o time da Croácia, às 10 horas, no horário do Acre. O ac24horas separou os locais com as melhores coberturas dos jogos, com garantia de segurança e diversão. Acompanhe.

– Via Verde Shopping

O Via Verde Shopping, preparou uma estrutura completa para a transmissão da Copa do Mundo. Com dois telões disponíveis na Praça de alimentação, durante o jogo da Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, terá ainda a apresentação da banda Novo Samba. O local funcionará das 10h às 22h.

– Concha Acústica

Com um telão ampliado, cobertura na arquibancada, praça de alimentação e apresentação artísticas antes e depois dos jogos, a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, é uma das melhores opções para acompanhar os jogos da seleção brasileira.

– Seringal Bier

No jogo do Brasil desta sexta-feira, 9, o barracão do Seringal Bier abrirá às 09h, com opção de open bar para quem quer comemorar a vitória de verdade. A festa terá show no pós-jogo com Terreirão do Samba.

– Tardezinha Grill e Fishes

Hoje tem mata mata do Brasil e Croácia na Copa do Mundo e o Tardezinha Grill e Fishes preparou uma super transmissão, com café da manhã, feijoada e shows de Samba Brother, Vini Rodrigues e Marcos Nery.

– Tardezinha BBQ

No jogo do Brasil X Croácia, tem café da manhã no Tardezinha BBQ, além da melhor transmissão, com um super painel de led e almoço a partir das 11h30. Tudo isso ao som de Samba Brother, Luan Lima, Hangell Borges e Marcos Nery.

– Recanto Food&Beer

O Recanto Food&Beer, bar e restaurante na Estrada Dias Martins, preparou uma promoção especial durante os jogos do Brasil. Além de assistir a seleção brilhar em campo, terá uma DELICIOSA Feijoada por apenas R$19,99. E em cada gol do Brasil, vai rolar 1 garrafa de tequila para a casa inteira.

– Casa do Rio

Na Casa do Rio, além de ser servido almoço, com aquela promoção especial nos peixes, durante os jogos da seleção brasileira, você poderá acompanhar a partida Brasil X Croácia nos telões disponíveis no espaço, aproveitar a promoção de caipirinha em dobro e comer autêntica feijoada brasileira.

– A Confraria Gastrobar

Brasil X Croácia é na Confraria Gastrobar. O local estará aberto a partir das 09h, com a transmissão do jogo em telão e TVs, além de promoções nas cervejas longneck.

– JUPARÁ CHOPERIA (Galeria Center Ville)

O time da Jupará da Galeria Center Ville entra em campo com a melhor transmissão dos jogos do Brasil. A casa estará aberta a partir das 09 horas, com diversas promoções e aquele caldinho especial.

– Suprema Erva-mate

Quer assistir os jogos do Brasil e ainda fugir do calor do Acre tomando aquele delicioso e gelado Tereré? A Suprema Erva-mate vai transmitir todas as partidas da nossa seleção.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.