Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Xapuri, nível do Rio Acre baixa mais de 2 metros em 30 horas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de chegar aos 10,39 metros na manhã de domingo, 22, o nível do Rio Acre em Xapuri baixou vertiginosamente nas últimas 30 horas chegando aos 7,35 ao meio dia desta segunda-feira, 23.


Na noite do domingo, por volta das 18 horas, o manancial já havia baixado mais de 1 metro, registrando 8,96m na última medição do dia.

Anúncios


Em Assis Brasil e Brasiléia houve oscilação nesse período. Às 6 horas da manhã desta segunda-feira, foram registrados os níveis 4,06m e 4,39m, respectivamente. Ao meio-dia, a medição apontou 4,41m e 4,27m para os dois munícipios.


Em Xapuri, a cota de alerta é de 12,5m e a de transbordo é de 13,40m. No ano de 2015, a cidade viveu a maior enchente de sua história, quando o rio chegou a 18,28 metros – 4,88m acima da cota de transbordo.


Naquele ano, as águas atingiram mais de 40% do perímetro urbano, inundando os principais pontos turísticos da cidade, como a Casa de Chico Mendes e a Igreja de São Sebastião.


Apesar da vazante registrada nas últimas horas, o batalhão do Corpo de Bombeiros em Xapuri continua atento e acompanhando o monitoramento dos rios, segundo a comandante do 8º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal/Urbano (8º BEPCIF), tenente Marcela Sopchaki, que também representa a Defesa Civil Estadual no município.


“Por enquanto, devemos ficar atentos, pois em Assis Brasil voltou a subir. Em defesa civil devemos sempre ficar atentos quando o índice pluviométrico indica possibilidade de enchentes. Devemos estar preparados para o pior, mesmo que o pior não ocorra”, afirmou.


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Xapuri informou na manhã desta segunda-feira que já está com o plano de contingência pronto para o caso de uma cheia repentina. O coordenador, Clênio Monteiro, afirmou que o município já tem a logística preparada para os casos de emergência, com equipes e locais para possíveis abrigos, assim como assistência social e psicológica para as vítimas.


“Agora é monitorar o rio que, por enquanto, tá em vazante, porém, como tem chovido muito, temos que estar atentos”, disse.


Os dados informados sobre o nível do Rio Acre e afluentes são da Agência Nacional de Águas (ANA).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido