Conecte-se agora

Ter uma casa controlada pelo celular é possível com a IoT

Com a Internet das Coisas (IoT) é possível conectar objetos e ambientes

Publicado

em

Cortinas programadas para abrir ou fechar em um determinado horário, ar-condicionado com sensores que alteram a temperatura de acordo com o clima ambiente ou todas as luzes da casa que se apagam com um simples toque no celular. Se você acha que isso é coisa de filme futurístico, pode mudar de pensamento. Graças à Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês, ou IoT), objetos e ambientes podem ser conectados à rede para realizar atividades sem precisar de muito esforço humano. Em 2017, a previsão era de que mais de 8,4 bilhões de dispositivos estariam conectadas com a tecnologia da Internet das Coisas em todo o mundo, de acordo com dados divulgados pela Gartner, empresa que atua no segmento tecnológico. O setor de consumo é o mais promissor, ainda segundo a empresa.

A empresária e estudante de enfermagem Adriana Lima já pode dizer que mora em uma casa do futuro. Quase toda sua residência é automatizada. Sistemas de luz, som e TV, ar-condicionado, cortinas e portas integradas à sistemas móbiles funcionando a partir do conceito de IOT mudaram a rotina da família. “A praticidade é maravilhosa, facilita bastante a vida. Se inventarem mais coisas conectadas, vou querer instalar aqui em casa”, conta Adriana.

Ainda pouco difundida no Brasil, a IoT propõe soluções para diversas áreas, modificando também o funcionamento das casas. Para Armando Lemos, profissional do ramo de automação de residências, com a IoT estamos caminhando para termos residências cada vez mais inteligentes. “Quase tudo que não é automático em nossas vidas, podemos deixar que um computador faça pela gente. A proposta da IoT é permitir maior comodidade para os usuários, dando outras atribuições aos equipamentos”, explica Lemos, profissional do ramo de automação residencial e empresarial e colaborador da Ricca Automação.

De acordo com Armando, além de facilitar a vida e oferecer maior conforto para os usuários, a IoT também pode auxiliar na segurança das residências. Portas, por exemplo, são conectadas com biometria ou reconhecimento facial. Aquela dúvida que sempre bate quando saímos de casa se algo ficou ligado também pode deixar de existir com a Internet das Coisas. “Com a IoT, você pode mesmo da rua desligar todas as tomadas da casa”, conta Armando.

Já tem até graduação na área

Uma dica para quem deseja explorar novos mercados é a graduação em Internet das Coisas. O curso é encontrado na modalidade tecnológica, com até dois anos de duração. Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) podem se especializar na área com pós-graduação em IoT. “Estar sempre ligado a novos desafios e antenado com novas tecnologias”, são as dicas do Armando Lemos para quem deseja trabalhar com a Internet das Coisas. Por ter como base o uso de tecnologia, que passa por um processo constante de atualização, é preciso saber se adaptar com facilidade ao novo. “Se em um determinado desafio você encontrou uma solução, se não aprimorá-la, daqui a dois meses, ela estará fracassada”, comenta ele. Para quem deseja fazer investir nesta área, o Programa Educa Mais oferece diversas bolsas de estudos para o curso. Basta acessar o site e fazer a inscrição gratuitamente.

 

Roberto Paim | Educa Mais Brasil

Anúncios

Acre

Bocalom passará mais 3 dias fora de Rio Branco para ver a família

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (Progressistas) viaja neste sábado, 27, para Araguari, cidade mineira em que residem sua esposa e filhas. Desta vez, a viagem será para visitar os familiares.

“Vai ver a esposa e família! A esposa está há 5 anos numa UTI montada em casa, na cidade de MG”, explicou a assessoria de imprensa do prefeito.

Antes de embarcar, Bocalom visitou os pontos de vacinação que estão montados na capital acreana imunizado idosos de 74 a 84 anos contra a Covid-19. Durante a visita, o prefeito passou algumas orientações às equipes que estão atendendo.

“Ontem ele e a equipe de Defesa Civil e ação social também passaram orientações de como ele quer o atendimento às famílias, de forma bem humanizada!”, diz sua assessoria.

A última vez que o prefeito esteve fora foi no início dessa semana, quando viajou para Brasília para participar do lançamento do programa do governo federal Agenda do Prefeito + Brasil.

Continuar lendo

Cotidiano

Após início da 5º etapa de vacinação, Semsa já vacinou mais de 4 mil idosos acima de 74 anos

Publicado

em

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já foram vacinados nesta 5º etapa de vacinação, que tem como público-alvo os idosos de 74 a 84 anos, mais de 4 mil idosos, em Rio Branco (AC). A vacinação dessa nova faixa etária iniciou na quinta-feira, 25.

Rio Branco recebeu na última quinta-feira, 25, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) 8.710 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 6.885 para idosos acima de 74 anos e 1.850 para trabalhadores da saúde que foram disponibilizadas imediatamente.

Na quinta-feira, 25, foram vacinados 1.439 idosos com idade acima de 74 anos. Na sexta-feira, 26, a procura aumentou: 2.732, ou seja, um total de 4.171 idosos a partir de 74 anos já foram vacinados.

A vacinação continua neste sábado, 27, e na segunda-feira, 01, das 8h às 17h nos seguintes locais: Unidades de Referência da Atenção Primária (URAPs) Roney Meireles, Cláudia Vitorino e Policlínica Barral y Barral e nos estacionamentos da Arena da Floresta, Via Verde Shopping e 7º BEC. Neste domingo, 28, não terá campanha de vacinação.

Continuar lendo

Acre

Weverton é eleito melhor goleiro e dedica troféu ao Acre

Publicado

em

O goleiro acreano Weverton Pereira, titular do Palmeiras, ganhou pela segunda vez o prêmio Bola de Prata, da ESPN. Para ele, é motivo de orgulho ser novamente premiado pela atuação como atleta.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus e aos meus colegas por esse prêmio. Nós conquistamos muitas coisas esse ano e ganhar esse prêmio individual é muito bom”, afirmou o goleiro ao UOL.

O acreano também aproveitou a oportunidade para falar sobre a crise com as enchentes no Acre.

“Quero dedicar o troféu para o povo acreano que está sofrendo e precisa de muita ajuda e muitas orações. Nesse momento de felicidade pra mim eu também sei que tem muita gente sofrendo por lá.

O Palmeiras foi campeão da Copa Libertadores 2020 e a defesa do clube teve destaque nas partidas. Nas redes, o alviverde comemorou a conquista dos atletas.

Continuar lendo

Acre 01

Após quase um mês de cheia, Rio Acre sai da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

Quase um mês depois de deixar mais de 10 bairros atingidos pela alegação neste mês de fevereiro, o Rio Acre saiu da cota de transbordamento neste sábado (27). Confirme última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 9 horas, o manancial registrava 13,84 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros em Rio Branco.

Entretanto, o nível do Rio Acre ainda está acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros na capital acreana. Até o momento, 78 pessoas continuam desabrigadas na cidade.

Cerca de 2.740 famílias foram atingidas pela enchente na Capital. Quase 20 mil pessoas no total foram afetadas pela cheia. Destas, 600 tiveram de ser realizadas para outros locais fora de risco.

A Defesa Civil Municipal alerta que ainda há previsões de muita chuva na capital do Acre, o que deve fazer com que o Rio Acre possa elevar novamente o nível das águas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas