Tecnologia: estudantes incluem aplicativos para o Enem nas ferramentas de estudo
Confira lista de cinco apps para estudar e se manter informado para o exame

Estudantes menos disciplinados provavelmente dirão que os aplicativos baixados nos smartphones estão entre os principais inimigos dos vestibulandos e dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 175 bilhões de aplicativos foram baixados em 2017 segundo estudo realizado pela App Annie, companhia estadunidense de informações e dados do mercado de aplicativos. O Brasil integra o top five dos países com maior número de consumidores, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos.
Entre os motivos que podem levar as ferramentas a serem consideradas verdadeiras vilãs dos estudos está a facilidade de distração devido ao uso descontrolado. Por outro lado, é fato que podem também serem grandes aliadas da aprovação no Enem e no vestibular. Estudante do primeiro semestre de Química, Luana Nascimento Barbosa Souza lembra que “os aplicativos ajudaram muito a ter mais agilidade porque, quanto mais questões eu fazia, mais rápido eu consegui resolver na hora do Enem”.
Embora tenha apenas 18, a estudante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) comenta que os apps do Enem foram fundamentais para mensurar o seu desempenho e regular o tempo gasto em cada exercício. “O tempo é mais curto na prova. É preciso pensar mais rápido, então resolver bastante questões e fazer simulados ajuda muito”, aconselha Nascimento.
Durante a preparação, Luana também recebeu recomendações dos amigos sobre os melhores aplicativos, principais funcionalidades, versões pagas e gratuitas. “São disponibilizadas várias questões do Enem e dos vestibulares, de provas diferentes. A medida em que acertamos, os nossos pontos são contabilizados. É legal já que podemos ver como está o nosso desempenho”, complementa a universitária.
Saiba mais: assuntos mais cobrados em Matemática no Enem
Saiba mais:
Para auxiliar o estudante a conseguir a aprovação, confira abaixo a lista de cinco aplicativos para o Enem:
- Enem 2018
Antes de iniciar qualquer planejamento, coletar as informações diretamente da fonte é fundamental para não se perder no cronograma. O aplicativo do Enem foi lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) exclusivamente para consulta de informações: disponibiliza cronograma, mural de avisos, notícias com informações atualizadas. Caso o estudante tenha participado das edições anteriores, é possível consultar a nota e visualizar o espelho de redação.
Sistemas operacionais: Android e IOS.
- Me Salva!
O aplicativo Me Salva! tem diversas funcionalidades: curso online, curso pré-Enem, reforço escolar para o ensino médio e ainda fornece questões para estudantes que desejam aplicar os conhecimentos adquiridos com a teoria das disciplinas. O aplicativo também dispõe de videoaulas para os vestibulandos, que podem ser assistidas online ou offline. Além disso, o app Me Salva também disponibiliza conteúdo de nível superior para as áreas de Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Negócios.
Sistemas operacionais: Android e IOS.
- AppProva
O AppProva permite a resolução de questões do Enem a partir de provas disponibilizadas online, com a possibilidade de cronometrar o tempo de resolução das questões no próprio aplicativo. Os estudantes também têm acesso aos simulados exclusivos com correção TRI – o mesmo critério adotado nas provas do Enem.
Sistemas operacionais: Android e IOS.
- Geekie Games Enem
O aplicativo Geekie Games Enem é gratuito e possui um acervo de aulas online que trata sobre Química, Matemática, Física, Biologia, História, Geografia, Português, Sociologia, Filosofia e Redação. O estudante pode personalizar o cronograma de estudo; com os simulados, o usuário pode verificar quais conteúdos tem mais dificuldade, criar listas de assuntos para estudar e revisar.
Sistemas operacionais: Android e IOS.
- Enem 2017 Simulado Gabaritando
O app Gabaritando Enem 2018 compila uma série de funções em uma só plataforma: videoaulas, conteúdos e simulados que são totalmente gratuitos. São disponibilizados conteúdos e resumos sobre os principais temas abordados nas questões; exercícios são variados e separados por disciplinas; tokens, que desbloqueiam exercícios didáticos. O participante Enem pode personalizar o conteúdo, criar plano de estudos, fazer o seu cronograma, entre outras coisas.
Sistemas operacionais: Android e IOS.

Uma ação rápida dos Policiais Militares do 3° Batalhão resultou na prisão de três assaltantes, na apreensão de uma caminhonete roubada e no resgate de dois irmãos que haviam sido sequestrados na noite desta terça-feira, 26. A prisão dos criminosos aconteceu no bairro Alto Alegre, na parte alta de Rio Branco.
A polícia informou que o proprietário da caminhonete e o seu irmão estavam chegando em sua residência no bairro São Francisco quando foram abordados pelos criminosos na frente de casa. Os bandidos renderam as vítimas e os colocaram no banco traseiro, fazendo-os de reféns.
Um morador da região acionou a Polícia Militar e informou as características da caminhonete roubada. Ele relatou que os bandidos estavam com as duas vítimas no veículo. Várias guarnições foram acionadas e durante patrulhamento na região os policiais encontraram cinco homens em atitude suspeita dentro de caminhonete Hilux de cor prata no bairro Alto Alegre.
O veículo foi parado e os policiais encontraram os três bandidos que estavam mantendo reféns as vítimas. Durante a vistoria individual foi encontrado em posse de um dos criminosos um revólver calibre 38 com 5 munições intactas e uma quantia de R$ 241.
Segundo as vítimas, os criminosos não os ameaçaram de morte e disseram que queria apenas a caminhonete para levar até a Bolívia.
Foi dada voz de prisão aos três criminosos membros da facção Comando Vermelho, que foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. As vítimas registraram o boletim de ocorrência e a caminhonete foi restituída ao proprietário.

Durante encontro no Palácio dos Bandeirantes com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o representante do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), recebeu na noite desta terça-feira, 26, a promessa de que receberá um novo lote da vacina CoronaVac no início de fevereiro.
Fora do Acre desde a última segunda-feira, 26, Cameli busca garantir a compra de 1 milhão de doses da CoronaVac, no entanto, ainda não recebeu nenhum comprometimento real de que vá conseguir a quantidade pretendida do imunizante. Porém, escutou de Dória que o Acre deverá receber um novo lote da vacina assim que ela chegar ao Brasil.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Doria elogia Cameli pelo seu comprometimento com a ciência durante a pandemia da covid-19. “Discutimos principalmente o tema principal, que é saúde, vida, ciência e proteção às pessoas. E o governador está absolutamente comprometido com isso. Não é a primeira vez que tratamos deste assunto, já falamos sobre a vacina do Butantan”, disse.
Dória destaca um novo lote de vacinas que deve chegar no próximo dia 3 de fevereiro. “Espero que através do Sistema Único de Saúde rapidamente possa chegar até ao Estado do Acre. O governador tem tido coragem de estar protegendo vidas, compreender que ao protegê-las, teremos capacidade de recuperação econômica, mas não o inverso, você não pode ter economia na frente da vida. O governador do Acre defende a vida”, afirmou.
Por fim, Cameli ressaltou que está com São Paulo e demais estados da federação para vencer essa luta. “É com a União que a população vai ser imunizada o quanto antes. Viva a Vacina. Viva a Ciência”, concluiu ao lado de João Doria.

Nesta terça-feira, 26, o empresário Amilton Brito, da Pop Show Eventos, foi internado em decorrência da Covid-19. A notícia foi compartilhada pela secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, que é chefe de Brito na pasta.
Segundo Eliane, o quadro de Brito é estável, mas preocupante em decorrência dele ter comorbidades e integrar o grupo de risco da Covid-19. Ela pediu orações para o colega.
“Hoje meu amigo, meu irmão de coração, meu braço direito, Amilton Batista Brito Brito, foi internado com Covid-19. Ele já passou pelos procedimentos necessários e iniciais e estamos aguardando que a medicação faça efeito. No caso dele, nossa preocupação é maior porque tem diabetes e pressão alta e os exames mostraram um quadro nada favorável. Acredito em Deus e confio nos médicos e na medicina para que ele se recupere o quanto antes! Força Brito! Você vai sair dessa!”, escreveu Eliane.

Uma nota divulgada nesta terça-feira, 26, pela Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa), afirma que não está utilizando o carro-fumacê em razão do desabastecimento do inseticida usado para esse fim.
O município vem enfrentando um surto de dengue desde o começo do ano, a exemplo de outros municípios acreanos, e a população tem cobrado da saúde municipal ações mais efetivas de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O diretor de Ações Básicas em Saúde de Xapuri, enfermeiro Francisco Andrade, disse que o inseticida não está sendo fornecido em quantidade suficiente pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, o município não consegue comprar o produto com recursos próprios.
De acordo com o comunicado da Vigilância Epidemiológica, está sendo realizado um trabalho de conscientização da população em diversos veículos de comunicação e mídias sociais. Para os próximos dias, estão previstos mutirões de limpeza em bairros.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou dados sobre a dengue neste começo de ano em Xapuri, mas, de acordo com Francisco Andrade, um boletim epidemiológico semanal passará a ser emitido a partir da próxima sexta-feira, 29.
-
Cidades
Acre vai decretar toque de recolher das 22h às 6h da manhã na segunda
-
ALERTA!
Nova mutação do coronavírus já está em Cruzeiro do Sul, diz médica
-
FALOU BESTEIRA!
Sargento diz que vai praticar tiro ao alvo na cabeça de “esquerdopatas”
-
Cotidiano
Bocalom erra ao não analisar currículo e indica engenheiro sem experiência para Emurb
-
ATO DA ESQUERDA
Carreata pró-impeachment de Jair Bolsonaro chama atenção em Rio Branco
-
SERVIÇO ESSENCIAL
Academias podem voltar a fechar após inconstitucionalidade apontada pelo MPAC
-
Acre
Gladson embarca para SP em busca de comprar mais vacinas
-
Acre
Na Base, motorista estanca e cai com caminhonete no rio Acre