Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ativista acusa coordenadora da Secretaria dos Direitos Humanos de ter chamado Sebastião, Marcus e secretários de racistas durante conferência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma acirrada disputa política entre grupos do movimento negro no Acre veio à tona após as declarações do historiador Edy Bastos, importante ativista do movimento no Estado, depois da realização da IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Acre, ocorrida nesta semana, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.


Em sua página no Facebook, Edy Bastos escreveu um texto contendo acusações e desabafos criticando a conferência e a Coordenadora da Divisão da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Almerinda Cunha.

Anúncios


Edy Bastos afirmou que Almerinda “chamou o governador e o prefeito de incompetente e ainda disse que todo secretariado era racista”.


“O mais importante é que as unhas foram colocadas de fora e agora o movimento social sabe quem é quem no jogo do bicho. Uma vergonha essa conferência que vai parar no ministério público pela incompetência da comissão organizadora com poucas exceções.


Termos uma Gestora que engana o movimento com conferências municipais sem regimento e não adianta querer dizer que teve porque eu observei in loco”, afirma o ativista.


Edy Bastos também acusa Almerinda Cunha de “manipular os resultados de eleições de delegados, além de sumir com propostas de alguns municípios”.


“Uma conferência em que o regimento interno foi votado por pressão do movimento e que nem regulamento tinha. Temos uma gestora que manda ligar para delegados que estavam em casa para virem na hora da eleição”, acrescenta.


Procurada pela reportagem de ac24horas na manhã desta sexta-feira, 03, a coordenadora da Divisão da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Almerinda Cunha, comentou pouco sobre as acusações.


“Ele teve as propostas derrotadas e não se conformou com isso. E em nenhum momento eu chamei o nosso governador de racista, muito pelo contrário. O Marcus Alexandre foi quem mais nos ajudou.”


“Eu tô querendo evitar uma briga entre nós. Não são verdadeiras essas afirmações”, acrescenta.


Sobre as acusações acerca dos resultados e deliberações da Conferência, Almerinda afirma disse que o Conselho Estadual deve emitir uma nota na terça-feira da próxima semana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido