Menu

Pesquisar
Close this search box.

Índice de infestação do Aedes teve redução de mais de 20 por cento em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O resultado do 1° Levantamento de Índice Rápido Para Aedes Aegypti – LIRAa deste ano aponta uma redução de 21,77 por cento de infestação predial em Rio Branco, numa comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito de janeiro a abril pelos Agentes de Endemias, que percorreram todos 158 mil imóveis da capital, verificando a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunia.


O LIRAa foi realizado nos 228 bairros da capital, dos quais 125 apresentaram infestação do Aedes. De acordo com o chefe da Divisão de Controle de Endemias, José Ferreira Neto, o resultado do LIRAa direciona todas as ações da SEMSA, que incluem o controle do vetor para os locais onde o índice de infestação é alto e as ações de limpeza desencadeadas em parceria com a SEMSUR, como os mutirões de retirada de lixo e entulho das localidades. “A redução do LIRAa demonstra que o trabalho está dando certo e dever ser fortalecido”, destaca.

Anúncios


O LIRAa, mais uma vez, demonstra que os principais tipos de reservatórios utilizados pelo Aedes para reprodução são as caixas d’água ao nível do solo e similares, seguido de pequenos depósitos.


José Ferreira Neto explica que há duas semanas começou o novo cilco de visitas aos bairros para as ações de controle larvário e que em agosto um novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti – LIRAa deverá ser feito.


Redução de casos de dengue


Além da redução do índice de infestação do Aedes nas casas, os casos de dengue também diminuem desde o início deste ano, em comparação a 2016. Em janeiro, a redução foi de 73% no número de casos suspeitos de dengue e em março os casos diminuíram 71 por cento em relação ao igual período.


Para alcançar esses resultados, a Prefeitura contou com a parceria do Exército Brasileiro e age em várias frentes: Os 208 Agentes de Endemias, que percorrem os domicílios, dão orientações, fazem aplicação de larvicida e arrastões nos bairros. E a Ação de Limpeza já retirou dos bairros da capital mais de 9.600 toneladas de lixo e entulho desde o início do ano.


A ação direcionada pela SEMSA e executada pela SEMSUR tem sido fundamental para a queda no número de casos, na medida em são feitas limpeza de vias públicas, desobstrução de bueiras, remoção de entulhos, roçagem, podas e outros serviços que desalojam o Aedes, bem como o reforço na visitação chamada de extradomiciliar e no uso pioneiro de armadilhas biológicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido