Menu

Pesquisar
Close this search box.

Inflação em janeiro tem valor mais baixo desde 1994, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA) avançou 0,38% em janeiro em relação ao mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. Este é o valor mais baixo registrado para um mês de janeiro desde 1994, ano de implantação do Plano Real. O índice ficou acima do registrado em dezembro, que teve alta de 0,30% em relação a novembro, mas ficou abaixo do registrado janeiro de 2016, quando subiu 1,27%. Com isso, a inflação acumulada em 12 meses foi de 5,35%. No mês passado, o acumulado estava em 6,29%.


A meta de inflação para 2017 é de 4,5%, e com a margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual pode chegar a 6%. A aposta dos analistas de mercado é que o IPCA  encerre este ano próximo do centro da meta, em 4,64%, segundo o último Boletim Focus.

Anúncios


O maior impacto na alta da inflação foi o das tarifas de ônibus urbanos, que subiram 2,84%. Esse reajuste fez o grupo “transportes” ter mais peo no aumento no mês (0,14 ponto percentual), seguido de “alimentação e bebidas” (0,09) e “saúde e cuidados pessoais” (0,06). O único grupo dentre os nove cujos preços puxaram o IPCA para baixo foi “vestuário” (-0,02 ponto percentual).


No grupo de alimentos, os principais aumentos de preços no mês foram da cenoura (7,98%), óleo de soja (7,66%) e farinha de mandioca (5,51%). E as maiores quedas foram registadas no feijão carioca (-13,58%), batata inglesa (-8,48%) e tomate (-5,83%).


INPC

O IBGE divulgou também nesta quarta-feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que subiu 0,42% em janeiro e ficou acima da taxa de 0,14% de dezembro. Enquanto o IPCA é o índice usado para cálculos oficiais, como ao fazer o orçamento anual, o INPC serve de referência para o reajuste de salários, incluindo o salário mínimo. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice caiu de 6,58% em dezembro para 5,44% em janeiro.


A queda acentuada do ritmo da inflação foi uma das justificativas do Banco Central para aumentar o corte da taxa básica de juros, a Selic, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Em 11 de janeiro, o Copom reduziu a taxa em 0,75 ponto porcentual, a 13%. A próxima reunião está prevista para os dias 21 e 22 de fevereiro.


(Transcrito da revista Veja)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido