Conecte-se agora

Ilderlei Cordeiro se emociona em discurso de posse como prefeito de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

unnamed

Cerca de 500 pessoas acompanharam a posse do novo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), e do seu vice, Zequinha Lima (PP). O ato se deu no Mirante do Cais, na zona central da cidade, na noite deste domingo, 1º de janeiro. Além de Ilderlei, foram empossados também os 14 vereadores eleitos em outubro.

Em rápida votação antes da posse de Ilderlei e Zequinha, o vereador Romário Tavares (PMDB) foi escolhido como o novo presidente da Câmara Municipal, com oito votos.

Marcado para as 19h30, o evento começou com aproximadamente duas horas de atraso, tendo terminado por volta das 23 horas.

unnamed-1

O ex-prefeito Vagner Sales, acompanhado da esposa, Antônia Sales, e da filha, a deputada federal Jéssica Sales, foi o grande homenageado da noite. Mesmo tendo deixado o cargo, Sales mostrou com quem está a força política no Juruá: durante os discursos, foi citado pelos parlamentares aliados mais do que o próprio Ilderlei Cordeiro.

Pelo menos três dos novos vereadores defenderam uma virtual candidatura de Vagner para o Senado da República.

unnamed-2

Delongas

Os 14 vereadores eleitos e reeleitos puderam fazer um pronunciamento de três minutos cada um. Em sua maioria, os parlamentares declararam apoio ao novo prefeito do PMDB. No geral, todos reafirmaram o compromisso em fiscalizar o executivo municipal.

Reconhecimento

Ao se pronunciar, o ex-prefeito Vagner Sales disse que o reconhecimento do trabalho que ele fez ao longo de oito anos podia ser constatado na eleição de Ilderlei Cordeiro e Zequinha Lima para a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Estou saindo da prefeitura feliz. Porque tenho certeza que minhas de prefeito obrigações eu cumpri. Sou um homem hoje preparado. As dificuldades, os problemas que enfrentei na prefeitura nesses oito anos me fizeram amadurecer”, assegurou Sales.

Lágrimas

Último a discursar, Ilderlei Cordeiro não conteve as lágrimas por pelo menos três ocasiões do seu pronunciamento. Em uma delas, lembrou que havia decidido abandonar a política para se dedicar à religião. E ao ser convidado para suceder Vagner Sales, se disse “polido pela mão de Deus”.

Ao falar do pai – o ex-deputado federal Idelfonso Cordeiro, morto em um acidente aéreo, em 2002 –, Ilderlei também não conseguiu segurar o choro. “Foi assim que meu pai me ensinou: cuidar e amar esse povo. Assim eu creio que ele queria fazer se ele fosse prefeito dessa cidade. E hoje estou realizando um sonho que meu pai não pôde realizar”, disse.

Acre

Acre registrou apenas um foco de queimadas nos últimos seis dias

Publicado

em

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que o Acre deve fechar o mês de outubro com uma quantidade de focos de queimadas inferior ao acumulado do ano passado no mesmo período – foram 1.652 focos em outubro de 2020 contra 945 detectados até 21 de outubro de 2021.

O fato que aponta para isso é que nos últimos seis dias o estado teve apenas um foco de queimadas detectado pelo satélite de referência. Nesse mesmo período, no ano passado, ocorreram 55 focos, na comparação pelos valores diários, ressaltando que o INPE não recomenda a avaliação por esse critério.

Em 2021, o Acre acumula 8.637 focos de queimadas – no ano passado foram 8.887 no período de 1º de janeiro a 21 de outubro. Em 31 de dezembro o total chegou a 9.193 registros. O município de Feijó é o campeão de queimadas no estado, com 1.510 focos detectados neste ano.

Nas unidades de conservação federais, a Reserva Extrativista Chico Mendes se destaca com a maior parte das ocorrências, com 1.108 focos, o que corresponde a 70,8% do total de todas as UC’s localizadas no estado do Acre. No ano passado, a Resex CM teve 1.068 focos de queimadas, 675 do total.

No último informativo do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar do Acre, Os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Rio Branco, Tarauacá, Brasiléia, Capixaba, Acrelândia e Epitaciolândia aparecem com o maior número de focos por km² em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais.

Neste sentido, esses municípios tornam-se prioritários para monitoramento e ações de combate e controle de queimadas e incêndios florestais caso o cenário indique aumento dessa tendência. Nesta sexta-feira (22), o risco de fogo Mínimo e Baixo é previsto com maior intensidade em todo o Acre.

Quanto à qualidade do ar, parte dos municípios do estado, especialmente na região Leste, têm taxa entre 12 e 35 µg/m³, que é considerada é aceitável, mas que pode provocar um problema de saúde moderado para um número muito pequeno de pessoas, caso expostas por 24 horas ou mais a essas condições.

O boletim do Monitoramento Hidrometeorológico diz que o prognóstico do Satélite NOAA/NCEP-GFS/USA indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de até 50 mm para as regiões Oeste e Leste, indicando anomalia negativa, onde as chuvas poderão ficar abaixo do esperado para o período.

De acordo com as cotas de monitoramento de estiagem do TerraMA² (Plataforma de Monitoramento, Análise e Alerta a Extremos Ambientais), o Rio Acre permanece em Alerta Máximo em Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Porto Acre e Rio Branco. O equipamento de Xapuri está apresentando falhas nos dados.

Também permanecem em Alerta Máximo de estiagem no Acre, o Rio Iaco, em Sena Madureira, e o Rio Juruá, em Porto Walter. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas nas bacias hidrográficas acreanas.

*Com informações dos boletins mais atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dos sistemas de Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar e Hidrometeorológico do Acre.

Continuar lendo

Acre

17% das empresas sobrevivem dez anos no Acre

Publicado

em

No Acre, apenas 17 de 100 empresas sobrevivem dez anos depois de abertas. Logo no primeiro ano, a taxa de sobrevivência é de 68%, de acordo com o estudo Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2019 divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE -mas vai caindo substancialmente ao longo de apenas uma década.

O Acre ocupa a 2ª colocação no ranking nacional de empresas, perdendo apenas para o vizinho Amazonas. No País, o cenário é parecido: depois de mostrar cinco saldos negativos, de 2014 a 2018, a diferença entre o número de empresas entrantes e encerradas foi positiva em 2019, chegando a 290,9 mil. Parte deste saldo positivo pode estar relacionado ao fato de que, em 2019, a Demografia das Empresas, que tem como base de dados o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), passou a incorporar também as informações do eSocial, em um processo de substituição gradativa dos dados da RAIS.

No plano nacional, a taxa de entrada de empresas em 2019 foi de 20,2% (ou 947,3 mil), sendo 15,5% de novas empresas (ou 726,5 mil) e 4,7% de reentradas (ou 220,8 mil). A taxa de saída ficou em 14,0% (ou 656,4 mil empresas).

O maior saldo de empresas foi registrado nas Atividades profissionais científicas e técnicas (61.388 empresas) e de Saúde humana e serviços sociais (44.294 empresas).

Já as maiores taxas de saída ocorreram no Amapá (22,0%), Maranhão (20,3%) e Roraima (18,2%) e as menores, em Santa Catarina (10,7%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Espírito Santo (12,8%).

O estudo do IBGE analisa a dinâmica empresarial através de indicadores de entrada, saída, reentrada e sobrevivência das empresas, bem como as empresas de alto crescimento e gazelas, entre outros.

Em 2019, o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) somava 4,7 milhões de empresas ativas, que ocupavam 39,7 milhões de pessoas, sendo 33,1 milhões (83,3%) assalariadas e 6,6 milhões (16,7%) sócias ou proprietárias. A idade média das empresas era de 11,7 anos.

Continuar lendo

Acre

Cesário Campelo Braga estreia coluna no ac24horas

Publicado

em

Em uma busca por mais pluralidade na democracia brasileira, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Acre, Cesário Braga, 37 anos, passa a integrar a partir desta sexta-feira, 22, o time de colunistas do site ac24horas.

Cesário, que é militante das causas sociais e pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, falará acerca da sua concepção do Acre, do Brasil e do mundo na coluna “Diário de um Acreano”.

Temas ligados à nossa cultura e ao nosso povo serão contemplados na coluna do petista.

“É um relato sobre o Acre, nosso povo e a vida, nos rios, ramais, florestas e as nossas comunidades”, afirmou Cesário.

Leia a coluna completa aqui. 

Continuar lendo

Acre

Policiais impedem fuga de apenado em presídio de Rio Branco

Publicado

em

Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) lotados na Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco, também conhecida como Antônio Amaro Alves, impediram a fuga de um detento no final da tarde desta quinta-feira, 21.

De acordo com o diretor da unidade, Francisco Pereira, por volta das 17h40, ao sair de um atendimento no Parlatório (local destinado ao atendimento com advogados), o apenado tentou agredir o policial que o escoltava e subiu na mureta do corredor do portão de acesso. Da mureta, o preso conseguiu o acesso ao espaço que fica entre a parte administrativa e a muralha do presídio.

Na ocasião, o policial que estava no portão 2 chegou rapidamente para prestar apoio e efetuou disparos de advertência, conseguindo neutralizar e frustrar a ação do apenado.

Diante do ocorrido, o preso foi encaminhado ao isolamento preventivo. A ocorrência será informada ao juízo de direito e, no âmbito da Unidade, um procedimento administrativo disciplinar será aberto para apurar os fatos e a falta cometida pelo detento.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas