Menu

Pesquisar
Close this search box.

​Acre registra 10 municípios em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 10 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Acre.


Desse total, segundo o MS, três municípios estão em risco, entre eles: Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Dos sete municípios em alerta está a capital, Rio Branco. Outros seis estão em situação satisfatória. Rio Branco, a capital do estado está em alerta.

Anúncios


Os dados do LIRAa, foram apresentados ontem acompanhando a divulgação da nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das três doenças. A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.


Os depósitos de água, como toneis, tambores e caixas d’água, foi o principal tipo de criadouro na região Nordeste e Sul. Já o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas, predominou na região Sudeste. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o lixo foi o depósito com maior número de focos encontrados.


O Brasil registrou, até 22 de outubro, 1.458.355 casos de dengue. No mesmo período de 2015, esse número era de 1.543.000 casos, o que representa uma queda de 5,5%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido