Menu

Pesquisar
Close this search box.

“O problema que vivemos no Acre se deu por omissão do Estado”, diz Rocha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Major Rocha (PSDB), autor do requerimento para realização de uma audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, para abordar os problemas de segurança que o Acre enfrenta, evitou confrontar as informações apresentadas pelos gestores do governo do Estado. Em tom conciliador, Rocha pediu a união de esforços da bancada federal e autoridades estaduais para implantação de novas medidas, mas não deixou de creditar parte da culpa dos índices de violência à administração estadual.


“Viemos aqui para ouvir a sociedade, os profissionais de seguranças e aqueles que são responsáveis pela segurança dos acreanos. Para resolver os problemas é preciso primeiro reconhecer nossas falhas e nossas limitações. Me causou preocupação depoimento da juíza Luana Campos, sobre o recrutamento de membros das facções criminosos, que talvez sejam os responsáveis pelo caos na segurança no estado. Em outros estados estas facções atuaram na omissão do Estado. Aqui no Acre é diferente, recruta-se na periferia”, diz Rocha.

Anúncios


O deputado dia ainda que levará as sugestões para que se reformule a lei de execuções penais para ser debatida na Câmara dos Deputados. Os deputados federais estão preocupados com o que acontece no Acre e no Brasil, mas quero deixar claro que nenhum outros estado foi agraciado com recursos do fundo penitenciário, mas o Acre recebeu R$ 3 milhões. É inquestionável que o problema que vivemos no Acre se deu por conta da omissão do Estado, e não estou me referindo ao governo do Acre, estou me referindo também ao governo federal”.


Rocha relembrou que o Estado perdeu R$ 6 milhões em recursos para área de segurança. “Não dá para ter uma segurança com viaturas sem combustível. Este é o momento, hoje é que devemos sair daqui com algumas medidas. Cobrar do governo federal a assunção da segurança pública e cobrar do governo do Acre uma maior atenção para as policiais. Estive com o Ministro da Justiça cobrando a doação de equipamento para que não tenhamos que recorrer ao exército por equipamentos emprestados”, comenta.


O parlamentar agradeceu a presença das autoridades de segurança e lamentou a ausência de um representante do Ministério Público Estadual na audiência pública. “Saio desta audiência com o sentimento que aqui nós colhemos elementos não só para melhorar a segurança do nosso estado, mas também a segurança do nosso país. Lamento apenas a ausência do Ministério Público, que apesar de ser convidado não mandou um representante. Tudo que foi debatido aqui será levado para as autoridades do governo federal”, finaliza Rocha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido