Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPAC concede Medalha do Mérito do Ministério Público ao conselheiro do CNMP

dsc0990-2-1024x683


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) concedeu, nesta quinta-feira, 20, a Medalha do Mérito do Ministério Público ao ex-procurador-geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


A condecoração representa o reconhecimento oficial do MP e a expressão máxima de respeito e gratidão a personalidades ou instituições que contribuam para o aprimoramento e a consolidação da boa imagem do Ministério Público.

Anúncios


Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque, que entregou a honraria ao homenageado, relembrou os tempos em que Orlando Rochadel morou em Cruzeiro do Sul (AC). Mencionou, ainda, a sua trajetória como membro do Ministério Público, vindo a exercer cargos relevantes.


“Hoje homenageamos o promotor de Justiça, o defensor da educação como princípio e não como fim. Concedemos essa homenagem ao proficiente conselheiro do CNMP, que hoje ocupa a função de presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, como também homenageamos o ser humano que expressa bondade, cordialidade e a consciência de sua responsabilidade com a transformação social”, destacou.


Orlando Rochadel disse que recebia a homenagem com emoção e felicidade, especialmente por voltar ao Estado em que morou há 40 anos e ser homenageado por uma unidade do MP que ele considera referência para as demais.


“Imagina como está meu coração voltando a esta terra quarenta anos depois pra ser homenageado por esta instituição tão importante para nós. É uma homenagem de um Ministério Público que é referência no Brasil, não somente pelos membros, servidores, mas pelo trabalho que executa. Eu agradeço a todos os membros e servidores do Ministério Público do Acre”, concluiu.


Orlando Rochadel


Orlando Rochadel Moreira é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1994). Ingressou no Ministério Público do Estado de Sergipe em 1997 para exercer o cargo de 1º Promotor de Justiça Especial Criminal na Comarca de Aracaju – SE.


Dentre os diversos cargos exercidos, destacam-se: Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Sergipe, Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Presidente do Grupo de Acompanhamento de Fatos de Interesse do Ministério Público Brasileiro junto ao CNMP e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, o indicado atuou como Procurador-Geral de Justiça do Estado de Sergipe nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.


É autor do livro “Políticas Públicas e Direito à Educação”, Editora Forum, 2007. Além disso, foi palestrante em diversos eventos e professor de Direito Administrativo de pós-graduação em instituições públicas, como a Universidade Federal de Sergipe, Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe e a Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe.


Em razão de suas iniciativas profissionais, foi agraciado, em 2009, com a menção honrosa pelo Instituto Innovare, categoria Ministério Público, pela prática “O MP, o Estado, a sociedade civil e a construção da maior escola pública de Sergipe”. Também recebeu, em 2014, a “Comenda de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União” pelos serviços prestados ao Ministério Público Brasileiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido