Menu

Pesquisar
Close this search box.

Juventude católica se prepara para a Semana do Estudante no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Semana do Estudante (SdE), acontece todos os anos no mês de agosto, geralmente na segunda semana, que abrange o dia 11, data em que é comemorado o Dia Nacional do Estudante. Na Diocese de Rio Branco, a SdE será celebrada pela Pastoral da Juventude (PJ) e vai acontecer dos dias 7 a 13 de agosto, e conta com uma repleta programação. Neste ano a atividade tem como tema: Juventude e Direito à Educação; como lema: Educação Libertadora Constrói Nossa Casa Comum; e iluminação bíblica: “E a verdade libertará vocês” (João 8, 32b).


A coordenação diocesana da Pastoral da Juventude preparou e disponibilizou um subsídio preparado para que os grupos de jovens pudessem trabalhá-lo. O livreto contém encontros preparatórios, tais como, “Você tem fome de quê?” e “Educação para a vida”. A programação conta com a abertura, que acontece no dia 7 de agosto, às 17h, na Praça da Juventude; com os encontros nas escolas de ensino médio das proximidades de cada paróquia ou região pastoral, que devem acontecer entre os dias 8 e 12 de agosto; e com um momento celebrativo na Paróquia Santa Inês, no dia 13 de agosto, às 14h, para o encerramento da atividade.

Anúncios


O coordenador paroquial Thiago Elias, da Paróquia Santa Rita de Cássia, conta como sua paróquia está se preparando para cumprir a programação da SdE. “A paróquia Santa Rita de Cássia se preparou bastante para a Semana do Estudante. Além de estar no calendário paroquial, deixamos bem claro a importância desta data permanente para nós enquanto jovens que estudam e integram as bases”. E para finalizar ele ainda fala das suas expectativas de alcance com a atividade. “Minha expectativa é que nós possamos entender a finalidade e importância desta Semana do Estudante, que possamos também ser mais motivadores para os jovens das nossas respectivas paróquias”, conclui.


Além da programação proposta, a abertura da SdE contará com a presença da secretária nacional da Pastoral da Juventude, Aline Ogliari, que segundo o coordenador diocesano da PJ, Eloi Júnior, participará de maneira efetiva. “Agora o mais interessante será que ela também poderá sentir a vibração que vem das nossas bases e já levar isso na bagagem pensando nos preparativos para o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Assim como esperamos que ela conheça um pouco da nossa realidade”, disse o coordenador.


Eloi ainda conta como está sendo os preparativos para essa atividade, e dos esforços extras para que ela não passe mais despercebida, como em anos anteriormente. “Os preparativos enquanto Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude estão sendo corridos, mas gratificantes. Estamos ansiosos para a chegada da secretária nacional, nos esforçamos ainda mais para fazer acontecer a SdE, pois há um bom tempo essa atividade permanente tem passado batida e pra nossa sorte teremos a participação da Aline”.


A coordenação ainda afirma que atividade será carregada de significado e simbolismo, e que pretendem resgatar os momentos de ocupação de espaços, de saída das quatro paredes da Igreja, e um espaço para juventude ser protagonista de sua história.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido