Menu

Pesquisar
Close this search box.

Brasileiros retirados de terras na Bolívia estão abandonados no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os trabalhadores rurais brasileiros que foram expulsos de terras na fronteira da Bolívia por um decreto do presidente Evo Morales, estão abandonados em assentamentos no interior do Acre. A denúncia é do deputado estadual Antônia Pedro (DEM). Ele informa que visitou as famílias no assentamento na fazenda Nova Promissão, em Capixaba, e constatou a “situação degradante”.


Localizada a 100 quilômetros da capital acreana, Rio Branco, e a 27 quilômetros do município de Capixaba, a Fazenda Nova Promissão fica em uma área de fácil acesso, na margem direita da Estrada do Pacífico, rodovia que liga o noroeste brasileiro ao Peru. A desapropriação do imóvel custou o equivalente a R$ 12,2 milhões, sendo R$ 837,5 mil correspondentes às benfeitorias.

Anúncios


“Os trabalhadores rurais estão abandonadas sem ter renda para sustentar suas famílias. Eles afirmam que foram colocados no local e praticamente abandonados, sem assessoria técnica, maquinário e recursos para iniciar a atividade produtiva. Além de perderem as terras que beneficiaram na Bolívia, agora sofrem com a falta de atenção das autoridades locais”, diz o deputado.


Antônio Pedro relata o caso de um trabalhador que “estava numa casa coberta de lona há mais de um ano. Nos reunimos e fizemos uma casa para ele sair daquela situação. Ele estava doente, sem condições de trabalhar e sua família passava dificuldades. Apesar do esforço dos amigos e de nossa equipe, ele não resistiu e morreu sem receber assistência do Estado Brasileiro”, finaliza Antônia Pedro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido