Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Muitas mães estão fazendo partos em Rondônia porque estão com medo”, diz Heitor Jr.

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“A comissão de sindicância que apura as mortes de bebês na maternidade Bárbara Heliodora fez questão de apurar pessoalmente a morte de um bebê ocorrida no último final de semana”, disse o deputado Heitor Júnior (PDT), destacando que o óbito teve como principal motivo uma questão de má formação. Ele destaca ainda que a função de um deputado é muito limitada para mudar procedimentos “na maternidade que tem uma demanda crescente”.


“A fiscalização nós estamos fazendo com reponsabilidade, mas queremos destacar que a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos prejudica o trabalho do quadro de profissionais que sofre uma defasagem chega a 30 profissionais. A maternidade hoje encontra-se sufocada por não ter unidades em outros municípios. Encontramos mães que deram à luz de diversos municípios do interior do Acre, como Jordão e Santa Rosa”, destaca Heitor Júnior.


O deputado diz que contrariando o que algumas pessoas estariam denunciando, “aquela unidade não mata crianças, como tem sido externado. Muitas mães estão fazendo partos em Rondônia porque estão com medo. O que ocorrem são problemas que precisam ser solucionados com a contratação de profissionais
O que houve foi um problema genético. Os outros que morreram foi instalada uma comissão em conjunto com o MP para investigar”, acrescenta.

Anúncios


Heutor Júnior questionou a posição de populares que criticaram a atuação dos deputados. “Não podemos responsabilizar deputados pelo que acontece na maternidade, nem prejudicar profissionais que estão na unidade para salvar vidas. Ninguém se agrada pela justificativa da morte, a mãe queria ter a criança, mas devemos ter responsabilidade e não condenar a maternidade de uma forma equivocada. A comissão de saúde vai atuar fortemente para fazer a unidade funcionar de forma adequada, de acordo com os protocolos no MS”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido