Conecte-se agora

Morre aos 97 anos, em Rio Branco, Orlando Sabino da Costa

Publicado

em

Morreu na madrugada deste sábado, no Hospital Santa Juliana, Orlando Sabino da Costa, aos 97 anos, vítima de causas naturais. Seu Orlando é pai do ex-deputado Fernando Melo, atual sub-secretário de Agricultura do Estado, e de Orlando Sabino, ex-secretário de Fazenda.

Orlando Sabino da Costa era paraense. Ele completaria 98 anos no próximo dia 05 de junho. Seu corpo é velado na capela Morada da Paz, local onde também será sepultado às 17 horas.

NOTA DE PESAR

Amigos e familiares,

é com  tristeza que comunicamos  o falecimento de nosso pai Orlando Sabino da Costa, de causas naturais.

Estava prestes a completar 98 anos de vida, no próximo dia 05 de junho. Era paraense de nascimento e acreano por opção. Amou nossa terra e foi aqui  no Acre que ele trabalhou, criou e educou todos nós, sete filhos que o terão sempre como líder e exemplo de vida.  Além dos princípios humanitários e éticos que nos ensinou, papai focou na educação formal de sua prole,  indicando a escolaridade como ferramenta de contribuição para uma sociedade mais justa e fraterna. Assim surgiram  professores, médicos, engenheiros e advogados, sempre sob o manto luxuoso de nossa mãe Cely Melo da Costa, que sempre o apoiou. Seus filhos, netos, bisnetos, genros e noras aqui permanecem para contar seu legado e seguir seus ensinamentos.

Nosso pai teve uma passagem confortável, com apoio de amigos e familiares. Fica o registro e nosso agradecimento ao hospital Santa Juliana e a Unimed, bem como a todos os médicos e corpo de enfermagem que o assistiram.

Agradecemos também ao trabalho e amor das senhoras  Ada e Francisca, pessoas queridas que também sofrem com sua partida.

Obrigado ao povo do Acre que acolheu desde 1948 esse paraense aqui chegado.

Silene Melo da Costa

Sérvulo Melo da Costa
Orlando Sabino da Costa Filho
Fernando Melo da Costa
Antônio Luiz Melo da Costa – In
memorian
Décio Sebastião Melo da Costa
Joicely Melo da Costa.

Destaque 4

Tio de Gladson afastado do cargo após operação da PF pede exoneração do governo

Publicado

em

Um dos poucos secretários que permaneciam desde o início do mandato no governo Gladson Cameli pediu demissão. Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 19, a exoneração de Anderson Abreu de Lima, do cargo de Secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre. Ele foi nomeado um dia após a posse de Cameli no governo, no dia 2 de janeiro de 2019.

Com a saída de Anderson, restam apenas dois secretários que estão no cargo desde o início do governo: Israel Milani, Secretário de Meio Ambiente e Paulo Cézar dos Santos, Secretário de Segurança Pública.

Alvo da Operação Ptolomeu desencadeada pela Polícia Federal, Anderson, que é tio do governador, está afastado do cargo desde o dia 16 de dezembro do ano passado por determinação da Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. Além de Anderson, a ação teve como alvos também o chefe de gabinete militar Amarildo Martins, e a coordenadora de gabinete do governador, Rosângela Gama, esta última presa acusada de obstrução da justiça desde dezembro. Rosângela foi demitida logo após a operação.

Continuar lendo

Destaque 4

Mazinho Serafim bate-boca com manifestantes por causa de rua em Sena Madureira

Publicado

em

Um protesto por conta da condição de uma rua terminou em confusão em Sena Madureira. Comerciantes da Rua Monsenhor Távora usaram manilhas da própria prefeitura para obstruir o tráfego no local em represália pela lama e poeira no local.

Dois vídeos mostram o momento em que o prefeito Mazinho Serafim chega até a rua e discute com os comerciantes e manda as máquinas da prefeitura retirar o material da rua para terminar o protesto. No vídeo, o prefeito aos gritos afirma que o serviço só é possível fazer no período do verão.

Duas mulheres que fazem o vídeo afirmam que o prefeito tentou bater em um manifestantes.

O ac24horas conversou com o Mazinho Serafim que afirmou que o movimento nada mais é do que politicagem. “É meia dúzia que quer fazer politicagem. É uma rua que eu fiz, mas como precisamos fazer drenagem para evitar a alagação de todo o centro da cidade quando chove, danificou a rua e não consigo asfaltar durante o inverno. A parte danificada fica do outro lado da rua, na calçada. O que aconteceu foi que pedi para recolher a manilha e um cidadão me empurrou, eu caí e bati com o joelho no chão”, afirma.

Continuar lendo

Destaque 4

Com medo da 3ª onda, acreanos que não tomaram vacina da Covid correm para postos

Publicado

em

A coordenadora da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) localizada no bairro Vila Ivonete, em Rio Branco, afirmou ao ac24horas nesta terça-feira, 18, que aumentou significativamente a procura pela aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Unidade. Franciana Dantas é categórica ao afirmar que as pessoas estão com medo e resolveram buscar a imunização.

Um motivo para essa busca é a nova explosão de casos de contaminação pelo novo coronavírus. A unidade está há dois dias sem médicos para atender a população. Um está afastado por infecção de Covid e outra aderiu à greve, mesmo com a prefeitura tendo convocado esses profissionais.

A unidade, que fazia 10 testes de Covid por dia, está agora realizando 150 testes diariamente. Destes, segundo Franciana, 50% apresentam resultado positivo. Por falta de profissionais, apenas um enfermeiro está fazendo os testes nos pacientes que buscam a Urap da Vila Ivonete.

“Em torno de 30% dos funcionários testaram positivo agora na Unidade. No geral, as pessoas que chegam aqui com a primeira e segunda dose tomada, não apresentam sintomas graves. Houve cinco casos de pessoas que chegaram aqui muito graves que não haviam tomado vacina”, contou a coordenadora.

Segundo Dantas, há muita procura agora pela primeira dose. “As pessoas estão com medo. Aumentou a procura de pessoas pela primeira dose. Antes a gente fazia em torno de 300 vacinas por dia, agora estamos em quase 600, entre primeira, segunda e terceira dose”.

Para a profissional de saúde, as pessoas se descuidaram e deixaram os hábitos e protocolos sanitários. Franciana aguarda o retorno dos médicos para agilizar o atendimento na Urap.

Continuar lendo

Destaque 4

Para dar exemplo, Gladson garante que filho Guilherme será vacinado contra Covid-19

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) confirmou nesta segunda-feira, 17, que seu filho Guilherme, de apenas 8 anos, será vacinado contra a covid-19.

Ao lado da primeira-dama, Ana Paula Cameli, Gladson deve levar “Guigui”, como carinhosamente é chamado, para tomar a vacina assim que chegar o momento certo, de acordo com a Secretaria de Saude de Rio Branco. Nesta segunda-feira, apenas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades podem ser vacinadas. O filho do governador deve ser vacinado assim que a sua faixa etária for anunciada.

“Vamos vacinar ele sim, se Deus quiser. Assim que ele estiver apto, ele será vacinado para dar exemplo aos demais. Ele está muito animado para tomar vacina. Não vê a hora”, disse o governador.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!