Menu

Pesquisar
Close this search box.

Josa da Farmácia deverá apimentar a eleição em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Muitos amigos de Cruzeiro do Sul têm me perguntado o que acho da candidatura de Josa da Farmácia (PTN). A resposta é simples: vai esquentar a eleição. É um político popular que já fez muito assistencialismo na cidade. Mas não sei como é a sua inserção na zona rural. Além disso qualquer candidato da FPA tem a vantagem de ter muita gente ligada à estrutura do Governo do PT em Cruzeiro do Sul. A FPA joga pensando na divisão de votos entre Ilderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB). Mas sinceramente para o Josa ter alguma chance de entrar na disputa teria que ser muito bem preparado. Além disso, o Governo do PT não vive uma lua de mel com a população nesse momento. A BR 364 e o projeto Ruas do Povo estão com problemas. Justamente as duas bandeiras eleitorais mais populares para os moradores de Cruzeiro do Sul. Mas em política tudo pode acontecer.


Carta na manga
Uma fonte confiável me falou que a FPA ainda sonha com o atual vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago, atualmente no PMDB. Pode ter alguma veracidade já que encontrei esses dias com o Mazinho que me disse que sairá do PMDB. E também que tem novos projetos políticos.

Anúncios


Mudança repentina
A tese é que se Josa não decolar seria substituído por Mazinho, que sempre foi amigo pessoal do deputado federal César Messias (PSB). Nesse momento os boatos sempre surgem. Mas na minha avaliação Mazinho deve ir mesmo para a FPA, agora, candidato a prefeito acho difícil.


O PC do B não abre mão
Em Plácido de Castro, os comunistas não vão aceitar a candidatura do ex-prefeito Paulinho (PT). Acham que isso é armação do grupo do Carioca. O PC do B quer o vereador Durval Camilo como candidato único da FPA à prefeitura do município.


Apoio relevante
Segundo o que me disseram, o governador Tião Viana (PT), está apoiando a candidatura do PC do B. Também alguns deputados estaduais do PT preferem o vereador comunista ao Paulinho. Vamos esperar para ver o desfecho.


Irreversível
Quem vai convencer o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), a não disputar a reeleição? Ele é o candidato natural da FPA com o apoio de César Messias e do senador Jorge Viana (PT). O resto é só especulação.


Melhor só
Leio que a publicitária Charlene Lima (PV) pode ter o médico Alan Areal (PT) na sua chapa para disputar a prefeitura de Sena. Vai atrair todo o desgaste atual do partido para si. Charlene erra ao querer ser a candidata da FPA. Deveria ter procurado a terceira via. Se continuar trilhando esse caminho da FPA acho difícil que seja candidata.


Sinal de dois turno
Para deixar claro a minha posição sobre a eleição de Rio Branco. Pelo quadro atual acredito que será uma disputa em dois turnos. E, no momento, me parece que Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) irão para a reta final. Mas claro que ainda falta muito tempo e a política não é uma ciência exata. Então tudo pode acontecer.


O livre arbítrio é sagrado
Tudo bem que o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Aldemir Lopes (PT), não tenha recursos para promover o carnaval. Mas mandar o povo ir orar como alternativa é deboche. O carnaval é uma das maiores tradições populares do Brasil. Orar ou entrar na folia faz parte do divino livre arbítrio de cada um.


Equivoco
A mistura das religiões com a política é uma erva daninha na sociedade brasileira. Envolve muita hipocrisia e interesses mundanos inconfessáveis. Aqui no Acre alguns políticos se converteram às igrejas evangélicas não por convicção, mas por puro oportunismo.


O povo sabe distinguir
Fé é uma questão de foro íntimo. Respeito todas as religiões e sei que cada uma delas tem algo a ensinar aos seus fiéis. Mas essas conversões repentinas podem ser um tiro pela culatra. O cara apronta todas, rouba, trai a esposa, e depois de um tempo vira evangélico e candidato a alguma coisa. Uma tristeza.


Parabéns
Vi um post do governador Tião Viana (PT) parabenizando a sua esposa Marlúcia Cândido pelo aniversário. Esse tipo de coisa humaniza. E na minha avaliação, podem ou não gostar da primeira dama. Mas Marlúcia tem sido uma das mais ativas politicamente desde que cheguei ao Acre. Errando ou acertando, ela não é uma primeira dama decorativa, mas participativa.


O contraponto ao clima bélico do Acre
Esses dias noticiei duas informações interessantes. Um ex-militante do PSDB dizendo que não concorda que todos os petistas sejam corruptos. E uma jovem militante do PT pedindo respeito à mulher Eliane Sinhasique (PMDB). Além das diferenças políticas existe a humanidade. Ninguém é tão bom e ninguém é tão ruim. É preciso analisar as coisas de maneira mais evoluída. Não é porque não voto em determinada pessoa que vou ataca-lo pessoalmente. Esses ataques à honra e a vida privada dos candidatos , na maioria das vez com mentiras, deveriam cessar. E quem paga para pessoas promoverem esse tipo de discórdia nas redes sociais deveria ser preso. O importante é saber da capacidade de cada um para cumprir bem o papel para o qual quer se eleger. O debate é o caminho mais saudável à democracia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido