Menu

Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil alerta para acidentes com manuseio de fogos de artifício

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para evitar a incidência de pacientes com queimaduras durante a tradicional queima de fogos da virada de ano, a Defesa Civil do Estado do Acre divulgou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 31, um alerta que serve tanto para quem pensa em manusear, quanto para quem deseja somente apreciar a queima.


O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Batista explica que a pessoa que for manusear deve estar alerta para os risco que está exposta e as precauções a serem tomadas para evitar que outras pessoas venham a ser atingidas pelo fogos.

Anúncios


CONFIRA AS DICAS E CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM OS FOGOS DE ARTIFÍCIO


Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados para comercialização dos respectivos produtos; leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização; mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças; nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros; ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam.


Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura; cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso acontecer considere o artefato ativo.


Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança; não coloque o artefato em bolsos; em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico.


Não solte rojão em qualquer lugar, procure um lugar aberto para soltar os fogos de artifício; não lance fogos de artifício junto às redes de eletricidades. Soltar fogos próximo de residências também não é aconselhável; não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio.


Também nunca solte dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins; se estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém; recomendamos atenção especial com as crianças.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido